Nesta quinta-feira (27), Centro Cultural Carolina Maria de Jesus da Unilab sediará reunião do Fórum Regional de Cultura e Turismo do Maciço de Baturité (Secult/CE)

Data de publicação  26/04/2023, 10:38
Postagem Atualizada há 1 ano

Neste quinta-feira (27), a partir das 9h, o Centro Cultural Carolina Maria de Jesus, equipamento cultural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizado no Campus das Auroras, em Redenção/CE, receberá a reunião de articulação do Fórum Regional de Cultura e Turismo do Maciço de Baturité da Secretaria de Cultura do Estado (Secult/CE).

O espaço da Unilab, dirigido pela Coordenação de Arte e Cultura (CAC), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), sediará esta reunião de articulação e reestruturação do Fórum Regional de Cultura e Turismo do Maciço de Baturité, buscando firmar-se como agente parceiro do desenvolvimento cultural dos territórios.

Na ocasião, será realizada a eleição de uma diretoria provisória para reestruturação do Fórum. O evento é um espaço de fortalecimento e acompanhamento mais democrático para as políticas culturais, seja via Secretarias Municipais de Cultura, Secretaria de Cultura do Estado (Secult/CE), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC).

Depois de tantos anos sem acompanhamento e atualização dos Fóruns de Cultura e Turismo, esse será um momento para fomentar esta importante e necessária instância da sociedade civil, no intuito de fortalecer e acompanhar as políticas públicas para o setor, contribuindo para a democracia da cultura de nosso estado” relatou o produtor cultural e membro do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará, Zeno Falcão.

Outras informações na página da Secult/CE.

Sobre os fóruns regionais

Os fóruns regionais de Cultura e Turismo do Ceará são importantes espaços de articulação e debates sobre os temas pertinentes à cultura e ao turismo, identificando e priorizando demandas e propondo alternativas na gestão democrática da cultura no Ceará.

Eles funcionam como instrumentos de proposição para o desenvolvimento integrado da cultura e do turismo, delineando um novo modelo de gestão pública, descentralizada e participativa. Tem o papel de indicar demandas e propor alternativas para a sustentabilidade regional.

Como participar

Cada fórum regional cria sua própria forma de funcionamento e os critérios para participação. De um modo geral, os espaços garantidos pelos Fóruns norteiam-se por princípios democráticos valorizando a pluralidade e a participação popular.

Os eventos são abertos à participação de representantes de Organizações do Setor Público e da Sociedade Civil.

Fórum de sua Macrorregião

Para participar do Fórum de sua Macrorregião, entre em contato com a atual diretoria do Fórum para informar-se a respeito do calendário de reuniões e dos critérios para participação.

Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO