III Seminário Povos Negros do Ceará trouxe debate sobre os 20 anos das ações afirmativas

Data de publicação  01/11/2023, 11:28
Postagem Atualizada há 6 meses

Os 20 anos das ações afirmativas: resistência, justiça e luta pela efetivação foi tema deste ano da terceira edição do Seminário Povos Negros no Ceará, evento que aconteceu no dia 26 de outubro, nas dependências da Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade Estadual do Ceará (UECE). A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é uma das instituições apoiadoras do Seminário.

O principal objetivo do encontro foi debater os desafios persistentes para a efetivação das ações afirmativas na educação, pela falta de aplicação plena do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, assim como a manutenção e o aperfeiçoamento da política de cotas para a inclusão das populações negras no ensino superior e mercado de trabalho, tendo na heteroidentificação o seu principal mecanismo de controle.

O Fórum de Ações Afirmativas e da Educação das Relações Étnico-Raciais do Ensino Superior do Estado do Ceará é o responsável atual pela organização do Seminários Negras e Negros no Ceará, este ano atualizado para Seminário Povos Negros no Ceará. Esse grupo é uma articulação formada por representações institucionais, associações, movimentos sociais e indivíduos (pesquisadores e pesquisadoras, acadêmicos e populares, que atuam com as temáticas africanas, indígenas, negras, quilombolas e outros povos tradicionais),

Evento

Reunião do Fórum, edição 2023.  Sala do Programa de Pós-Graduação em Saúde, na UECE. Foto: Arilson dos Santos Gomes.

Na  tarde do dia 26 de outubro, foi realizada a reunião bianual do Fórum de Ações Afirmativas e da Educação das Relações Étnico-Raciais do Ensino Superior do Estado do Ceará. Com a presença de pesquisadores e pesquisadoras interessados na execução e no fortalecimento das políticas públicas de promoção da igualdade racial, a tarde foi de apresentação do regimento e de reflexão.

Foto do encerramento da Reunião do Fórum, edição 2023/ Sala do Programa de Pós-Graduação em Saúde, na UECE. Foto: Arilson dos Santos Gomes

No auditório da Reitoria da Uece, ocorreu a mesa oficial de abertura, coordenada por Jaqueline Rabelo. Integraram a mesa e deram boas-vindas ao público Zelma Madeira, secretária da Igualdade Racial; Lúcia Simão, fundadora do Grupo União e Consciência Negra – Grucon do Ceará; Sérgio Granja, da Coordenadoria da Igualdade Racial; e Arilson dos Santos Gomes, representante do Fórum.

Foto da abertura do III Seminário, edição 2023, no auditório da Reitoria na UECE / Fortaleza. Foto: Arilson dos Santos Gomes

Na ocasião, também ocorreu a mesa intitulada 20 anos da Lei 10.639/03, que contou com a presença de Matilde Ribeiro (Unilab), Zuleide Queirós (URCA), Reginaldo Domingues (UFCA) e Joelma Gentil (MNU/ SMED Fortaleza – Campanha Nacional fazer valer a Lei).

Foto da mesa 20 anos da Lei 10.639/03 do III Seminário Povos Negros do Ceará, edição 2023, na UECE, Fortaleza/ Foto: Arilson dos Santos Gomes

No intervalo, ocorreram apresentações musicais, performances e declamação de poesias, com Guida Santos, Camila Santos e Matilde Ribeiro.

Foto performance cultural no III Seminário Povos Negros do Ceará, edição 2023, na UECE / Foto: Arilson dos Santos Gomes.

A outra mesa, realizada à noite, versou sobre Cotas e Heteroidentificação e teve a presença de Kellynia Farias Alves (CED/UECE), Cristiane Sousa (IFCE) e Arilson dos Santos Gomes (Unilab). O Fórum teve debates, encontros, reflexões e propostas a fim de avaliar os 20 anos das ações afirmativas.

Foto de encerramento do III Seminário Povos Negros do Ceará, edição 2023. Zuleide Queirós, Matilde Ribeiro, Lúcia Simão e Joelma Gentil /Foto: Arilson dos Santos Gomes

Cerca de 80 pessoas  compareceram e trabalharam para a realização do Seminário, entre elas,  funcionários da UECE e as entidades parceiras Unilab, UFC, UVA, UECE, UFCA, IFCE, GRUNEC, ADUFC, SINDUECE, Grupo de Estudos Caldeirão confluências anticoloniais, FETAMCE, SINDURCA e ANDES.

Foto de encerramento do III Seminário Povos Negros do Ceará, edição 2023, na UECE Fortaleza / Foto: Arilson dos Santos Gomes.

Histórico

O primeiro Seminário, intitulado Seminário Negras e Negros no Ceará: escritas, ativismos e sociedade ocorreu na URCA, no período de 06 a 08 de agosto, no Salão de Atos, campus Pimenta. O segundo Seminário Negras e Negros no Ceará: rebelião dos jangadeiros – 140 anos: Ações Afirmativas, Cotas e Re-existências aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2021. De maneira virtual, em virtude da pandemia de Covid-19, o seminário foi organizado pelo Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE).

CONTEÚDO RELACIONADO