Propae abre inscrições para 327 vagas no Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (Paie) – [até 14/07]

Data de publicação  11/07/2024, 08:21
Postagem Atualizada há 4 dias

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAE) abre inscrições para organização de Cadastro de Estudantes interessados/as em compartilhar moradia (Estudante Acolhedor/a) com ingressantes internacionais (angolanos/as, caboverdianos/as, guineenses, moçambicanos/nas, santomenses e timorenses) da Unilab, do semestre letivo 2024.1, bem como, estudantes remanescentes de Processos Seletivos de Estudantes Internacionais anterior que tiveram sua entrada posterior autorizada pela Unilab, conforme Edital Propae/Unilab nº 03/2024.

O certames visa realizar o cadastro de estudantes veteranos/as da Unilab no Estado do Ceará e na Bahia, brasileiros/as, angolanos/as, caboverdianos/as, guineenses, moçambicanos/nas, santomenses e timorenses, matriculados/as nos cursos de graduação presencial que tenham interesse em compartilhar moradia com discentes internacionais do semestre letivo 2024.1, bem como, estudantes remanescentes de Processo Seletivo de Estudantes Internacionais anterior que tiveram sua entrada posterior autorizada pela Unilab.

Além de selecionar estudantes veteranos/as da Unilab interessados/as em compartilhar moradia com discentes internacionais ingressantes do semestre letivo conforme subitem 1.1. do presente edital nos municípios de Redenção/CE; e/ou de Acarape/CE para estudantes matriculados em cursos do Ceará; ou São Francisco do Conde/BA para estudantes matriculados em cursos da Bahia.

Público-Alvo

Estudantes veteranos/as da Unilab dos cursos de graduação presencial, residentes nos municípios de Redenção/Ce; ou Acarape/CE; ou São Francisco do Conde/BA.

Estudantes aprovados no PSEI – Processo Seletivo de Estudantes Internacionais – 2024 Edital Prointer nº 08/2023, que tenham assinado carta de aceite para estudar na Unilab, em um dos seus cursos de graduação presencial, a partir do semestre letivo 2024.1, bem como, estudantes remanescentes de Processo Seletivo de Estudantes Internacionais anterior que tiveram sua entrada posterior autorizada pela Unilab.

As listas com os estudantes convocados para o semestre letivo 2024.1, podem ser consultadas pelos candidatos à acolhedor na página da Propae.

Vagas

Serão ofertadas até 327 vagas com ajuda de custo para os estudantes ingressantes a serem acolhidos, conforme subitem 1.1., do Ceará e da Bahia. Os estudantes acolhedores classificados neste edital poderão ser convocados para atuar no acolhimento.

A Seleção para estudantes interessados/as em participar do presente Edital na condição de Estudante Acolhedor/a constará das seguintes Etapas:

O/a candidato/a à Estudante Acolhedor/a deve:
a) Acessar, preencher corretamente, anexar todos os documentos e enviar o formulário eletrônico para Cadastro de informações pessoais/residenciais (Anexo II do presente edital);

b) Enviar a documentação completa constante no Anexo III do presente Edital, na forma e no período previsto no Cronograma (Anexo I).

c) Participação no Seminário de Capacitação para a Acolhida, conforme Cronograma (Anexo I do Edital).

6.1.2. Estudante Acolhido/a:
a) o/a estudante acolhido deverá enviar o Termo de Compartilhamento de Moradia devidamente assinado, constante no Anexo VI do presente Edital.

Ajuda de Custo

Será disponibilizada Ajuda de Custo para acolhimento de estudantes internacionais, no valor de até R$ 1.500,00 por estudante acolhido, que atendam aos critérios descritos no ítem 4.2. do presente edital, em caso de cumprimento do período de até 05 (cinco) meses previsto em edital;

A Ajuda de Custo será repassada ao estudante acolhedor em parcelas mensais de R$ 300,00 por estudante acolhido, até o período máximo de 05 (cinco) meses previsto em edital.

Confira o Edital Propae/Unilab nº 03/2024.

Acompanhe o cronograma:

Palavra-chave