Grupo Latitudes Africanas da Unilab realizará, neste domingo (11), a “Pré-conferência Regional da Diáspora Africada” [formato on-line]. Inscreva-se!

Data de publicação  06/08/2024, 18:27
Postagem Atualizada há 1 semana

No dia 11 (domingo), às 15h, pelo canal do youtube do Latitudes Africanas, será realizado a “Pré-conferência Regional da Diáspora Africada“, organizado pelos grupos: Latitudes Africanas da Unilab, Per Ankh Ntu e Grupo de Pesquisa África-Brasil da Unilab.

Inscreva-se pelo Formulário Eletrônico!

O Fórum Nacional de Professores/as e Pesquisadores/as Africanos/as no Brasil Latitudes Africanas, Per Ankh Ntu, o Grupo de Pesquisa África-Brasil e o Fórum Nacional de Professores/as e Pesquisadores/as Africanos/as no Brasil convidam associações e coletivos africanos que trabalham na defesa dos direitos de cidadania das pessoas africanas nascidas no continente e que residem no Brasil a participar da Pré-Conferência Regional, neste domingo (11/8), de forma virtual.

Segundo o líder do Grupo de Brasil-África, Bas´Ilele Malomalo (professor do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH-IHL/Unilab), da Licenciatura em Ciências Sociais e do Bacharelado em Relações Internacionais), o encontro objetiva definir uma agenda comum e mobilizar as associações e coletivos africanos a se atualizar sobre as políticas públicas de cidadania que vêm sendo definidas pela União Africana e que têm impactos em suas vidas pessoais, coletivas, em seus países de origem e de residências.

A realização da Pré-Conferência Regional é importante para a participação da Comunidade Africana Continental no 9º Congresso Panafricano, a ser realizado no Togo (Lomé, 29/10-2/11/24) e na 6ª Conferência Regional da Diáspora Africana será realizada em Salvador, de 29 a 31 de 2024.

O 9º Congresso Panafricano, a ser realizado no Togo terá o seguinte tema: “Renovação do Pan-Africanismo e o papel da África na reforma das instituições multilaterais: mobilizar recursos e reinventar-se para agir”. A fim de subsidiar o encontro, foram previstas conferências preparatórias de suas 6 regiões da União Africana (África meridional, oriental, ocidental, setentrional, central e diáspora). 6 a Conferência Regional da Diáspora Africana será realizada em Salvador e tem por tema: “Memória, Panafricanismo, Reconstrução, Reparações e Restituições”.

A 6ª Região, a diáspora africana, é definida pela União Africana como “composta por pessoas de origem africana que vivem fora do continente, independentemente de sua cidadania e nacionalidade, e que estão prontas para contribuir para o desenvolvimento do continente e a construção da União Africana”.

Nos dias 29 e 30 de agosto haverá reuniões entre pessoas de origem africana, representando a diáspora africana nas Américas e no Caribe, para debater os temas propostos pelo Alto Comitê Ministerial da União Africana sobre a Década das Raízes Africanas.

Durante a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2021, a década 2021-2031 foi declarada a “Década das Raízes Africanas e da Diáspora Africana”. O principal objetivo desta decisão é estabelecer um Alto Comité responsável pela Agenda para a Década e uma plataforma para a preparação, promoção e apoio de projetos, iniciativas e eventos relacionados com as raízes africanas e as diásporas durante a década 2021-2031. Trata-se, através dos vários projetos e programas enquadrados na Agenda 2063 da União Africana, de participar no reforço das contribuições das diásporas e dos ascendentes africanos para o desenvolvimento sustentável do continente.

Pessoas africanas, nascidas no continente, que formam a diáspora africana contemporânea no Brasil e outros territórios do mundo, enfrentam o racismo antinegro. Além disso, têm uma forma peculiar de perceber os problemas que afetam pessoas negras em seus países de origem e de acolhida. Por isso, faz-se necessário que possam participar em todos processos decisórios que incidem ao rumo do continente africano e de seus países de residência. A definição de sua agenda depende só delas. Outras pessoas não podem decidir em seu lugar. A Pré-Conferência Regional vai preparar os/as representantes das associações e coletivos para a construção de propostas panafricanas na 6 a Conferência Regional da Diáspora Africana que terá lugar em Salvador, de 29 a 31 de 2024 e para 9º Congresso Panafricano, a ser realizado no Togo (Lomé, 29/10- 2/11/24).

Outras informações via e-mail: (basilele@unilab.edu.br).

Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO