Atendimento Social

O atendimento social a/ao estudante é realizado diariamente pelas equipes de Assistentes Sociais do Núcleo de Acompanhamento Social ao Estudante (NAE), no campi Ceará e do Setor de Políticas Afirmativas e Estudantis no campus dos Malês. A equipe realiza atividades de atendimento e acompanhamento social as/aos estudantes por meio de visitas domiciliares e entrevistas, presta orientações e encaminhamentos sobre direitos e deveres relacionados à política estudantil, bem como sobre outras políticas sociais, benefícios e serviços de acesso à cidadania. A equipe também faz parte da Comissão de Seleção e Acompanhamento da Permanência do Estudante (COSAPE), responsável pela análise socioeconômica para concessão de modalidades de auxílios estudantis do Programa de Assistência ao Estudante (PAES).

Dias de Atendimento Social:

O atendimento social presencial do NAE será realizado de segunda à quinta-feira, mediante agendamento prévio na recepção da COEST nos seguintes horários:

Segunda-feira

Terça – Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-feira

9:20h às 11:20h


13:30h às 15:40h

9:20h às 11:20h 


13:20h às 15:40h

9:20h às 11:20h 


13:20h às 15:40h

9:20h às 11:20h 


13:20h às 15:40h

Reunião de Planejamento

do setor. 

O atendimento social virtual será realizado pela plataforma do google meet , de segunda à quinta-feira, de 9h30 às 11h20 e de 13h20 às 15h40, mediante agendamento prévio pelo email do nae@unilab.edu.br.

Orientações específicas aos estudantes que desejam agendamento do atendimento social presencial ou virtual:

  • Comparecer a recepção da COEST, no Campus da Liberdade,  para agendamento prévio do dia e horário de seu atendimento;
  • No dia do seu atendimento social presencial, o/a estudante deverá comparecer, no dia e horário marcado, à recepção da Coordenação de Políticas Estudantis (Coest) no Campus da Liberdade, sendo considerada a tolerância de atraso por 10 minutos;
  • Nos casos de impossibilidade de comparecimento no dia e horário agendado, o/a estudante deverá avisar previamente,  até o dia anterior ao agendamento, através do endereço de email coest@unilab.edu.br, visando destinar a vaga de atendimento a outro/a estudante interessado;
  •  Nos casos de atendimento social virtual, o link de acesso pelo Google Meet será enviado para o e-mail do/a solicitante,sendo considerada a tolerância de atraso por 10 minutos na sala virtual;

Informações e pedidos de orientações sociais podem ser enviados para os endereços de e-mails:

Campi Ceará: nae@unilab.edu.br

Campus dos Malês: pae-sfc@unilab.edu.br 

As respostas com orientações sociais serão enviadas em até 48 horas, em dias úteis e durante o expediente administrativo: de 8h às 12h e de 13h às 17h. 

CONHEÇA MAIS SOBRE OS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO SERVIÇO SOCIAL QUE REALIZAM O ATENDIMENTO SOCIAL NA UNILAB

O/a assistente social é o/a profissional que possui formação em Serviço Social em instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e implementa ações e serviços junto a políticas, programas e projetos sociais desenvolvidos em instituições públicas ou privadas em diversas áreas de atuação da sociedade. Ele/ela pode atuar nas políticas públicas nas suas diversas fases, desde o planejamento até a execução, através de estudos e pesquisas sobre a realidade social e seus impactos sobre as políticas públicas e seus/as usuários/as. Também realiza intervenções diretas junto a indivíduos ou famílias sobre o acesso a benefícios e serviços no âmbito das principais políticas sociais públicas como Saúde, Assistência Social (PNAS), Educação, Previdência, Habitação, dentre outras preconizadas pela Constituição Federal de 1988 e demais legislações. 

O/a assistente social e o seu trabalho nas políticas públicas

Devido à atuação do/a profissional de serviço social junto às políticas de assistência social nas várias esferas públicas (municipal, estadual e federal) é comum que os/as usuários/as dos serviços sociais confundam o trabalho do/a assistente social com assistência social e/ou assistencialismo, sendo importante conhecer as distinções.

Em relação às políticas de assistência e permanência estudantil na Unilab, o/a assistente social atua principalmente em sua gestão e execução, realizando estudos e análises socioeconômicas a fim de viabilizar direitos. Suas atribuições não se resumem à concessão de auxílios; trabalha também orientando os/as estudantes sobre acesso a serviços existentes na Universidade (como de saúde e psicologia), bem como sobre serviços e benefícios oferecidos no âmbito das políticas socioassistencial municipais e estaduais, tais como: os equipamentos do Sistema SUAS Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Programas como Bolsa Família, Saúde da Família (PSF), equipamentos do SUS, como hospitais e Postos de Saúde. Também realiza encaminhamento e orientação aos serviços da justiça, Defensoria Pública, dentre outros.

A equipe de assistente sociais da Unilab é composta por sete profissionais – cinco no Ceará, no Núcleo de Atendimento Social ao Estudante e duas na Bahia, na Seção de Políticas Estudantis – que em seu cotidiano buscam viabilizar direitos de assistência estudantil e realizam articulações intersetoriais para aprimoramento das condições de permanência estudantil. 

Em 2022, o Núcleo de Atendimento Social ao Estudante (NASE) realizou as seguintes ações em conjunto com a Pró Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis a fim de amenizar as situações de vulnerabilidade social e estudantil:

AÇÕES REALIZADAS QUANT.
ATENDIMENTOS PRESENCIAIS 70
ATENDIMENTOS VIRTUAIS 16
ORIENTAÇÕES SOCIAIS – VIA E-MAIL 1491
REUNIÕES 197
ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PAES) 1758
ANÁLISE DE AUXÍLIOS EMERGENCIAIS 978

Conheça mais sobre o profissional de Serviço Social acessando o site do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS: CLIQUE AQUI

Página Atualizada em 12/07/2023

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar