Perguntas frequentes – IDR
1 – Qual é o procedimento para solicitação de transporte?
O próprio interessado irá cadastrar seu processo no SEI (INICIAR PROCESSO – Solicitação de Serviços – Veículo oficial, incluir FORMULÁRIO DE VEÍCULO OFICIAL, preencher as informações e encaminhar via e-mail à secretaria da direção (secretariaidr@unilab.edu.br e idr@unilab.edu.br) para assinatura da direção. Cada usuário deve anotar seu número de processo para acompanhamento ou ir no acompanhamento especial.
As solicitações devem ser enviadas à direção deste instituto com antecedência mínima de 10 dias úteis quando se tratar de transporte coletivo para discentes, a fim de possibilitar a organização, a assinatura da direção e assim respeitando os prazos da Portaria PROADI nº 38/2022, de 01 de junho de 2022:
Art. 11. A solicitação de utilização dos veículos da frota oficial da UNILAB deverá ser encaminhada à DIVTRANS, que emitirá comunicação por escrito, via e-mail ou sistema, sobre a disponibilidade e as condições para atendimento.
§ 1º As solicitações de veículo oficial deverão ser apresentadas com prazo mínimo de 72 (setenta e duas) horas úteis de antecedência do horário da partida, exceto no caso de viagens que tenham como objetivo o transporte coletivo de discentes, nas quais deverá ser respeitado o prazo mínimo de 07 (sete) dias úteis de antecedência do horário da partida;
2 – Qual procedimento para solicitar progressão funcional?
O servidor interessado deve ser seguir as orientações constantes na Resolução Consepe/Unilab nº 249 de 11 de maio de 2023, bem como o seguinte passo a passo:
1. Na unidade IDR, iniciar processo do SEI do tipo “Pessoal: Progressão e Promoção (Quadro Efetivo) Docente”;
2. Incluir e preencher, no processo criado, o documento “Pessoal: Requerimento para Progressão Docente IDR”, que é o formulário padrão do SEI, que deve ser assinado.
3. Incluir no processo, como documento externo e em PDF único, os comprovantes daquilo que foi informado no formulário citado no item anterior.
4. Incluir no processo, como documento externo, a portaria da última progressão;
5. Informar, por e-mail, à Direção do Instituto (idr@unilab.edu.br) e ao Serviço Administrativo (secretariaidr@unilab.edu.br) que o processo de solicitação de progressão foi devidamente instruído pelo servidor interessado a fim de que o Instituto dê continuidade ao fluxo processual.
Observações:
– Para unir os arquivos em PDF único, recomenda-se a utilização de ferramentas online, disponíveis gratuitamente na internet.
– Não é preciso enviar/tramitar o processo se ele for criado/gerado na própria unidade IDR.
– Mais informações podem ser obtidas na Resolução Consepe/Unilab nº 249 de 11 de maio de 2023.
3 – O requerente de progressão funcional pode escolher os componentes da Comissão de Avaliação Docente que realizará sua avaliação?
Não. Após a instrução processual pelo interessado, o Instituto inclui a documentação necessária que lhe compete e emite portaria de constituição da Comissão de Avaliação Docente (CAD), formada por três docentes, conforme as orientações da Resolução Consepe/Unilab nº 249 de 11 de maio de 2023.
4 – Qual é o procedimento para solicitar impressão de material didático?
O interessado deve encaminhar a solicitação, por e-mail, com antecedência mínima de 48 horas, para a secretaria do curso ao qual estão vinculadas às atividades em que será utilizado o material impresso com cópia ao Serviço Acadêmico-IDR (SEACAD-IDR), seacadidr@unilab.edu.br seguindo também as orientações específicas repassadas por cada coordenação.
5 – Qual é o procedimento para reserva de espaço?
A secretaria do curso ou o SEACAD-IDR abrirá o processo via processo via SISGEF (Sistema Integrado de Solicitação e Gerenciamento de Espaços Físicos), o qual certificará a disponibilidade e atenderá ou não a reserva.
6 – Qual é o procedimento para empréstimo/reserva de equipamento?
Em casos de reserva, o solicitante deve formalizar seu requerimento por e-mail, o qual deve ser enviado ao Serviço Acadêmico-IDR (SEACAD-IDR), para seacadidr@unilab.edu.br, com antecedência mínima de 24h. Deve ser mencionado o tipo de equipamento, a finalidade, a quantidade, a(s) data(s) e o(s) horário(s) inicial e final do empréstimo.
Em casos de empréstimos sem reserva, o solicitante poderá requerer diretamente ao SEACAD-IDR, sala 209, bloco B, Auroras.
Recebida a solicitação, o SEACAD-IDR verificará a disponibilidade de equipamento(s) e a possibilidade de atendimento da demanda.
Em todos os casos, será preenchido o livro de protocolo informando o tipo de equipamento, a quantidade, a data e o horário, de modo que o solicitante ou terceiros em seu nome deverá(ão) ser responsabilizar pelo equipamento, por meio da assinatura do livro de protocolo, no momento da retirada e no momento da devolução.
O equipamento solicitado e/ou reservado deverá ser retirado no dia anterior à data indicada para a retirada, quando sua utilização for necessária em evento ou atividade que se iniciará antes do horário normal de expediente.
7 – Qual é o procedimento para solicitar férias?
O interessado deve realizar a programação de férias por meio do aplicativo SouGov.br e aguardar a homologação pela chefia imediata. Tendo em vista que o referido aplicativo é intuitivo, o servidor tem acesso às orientações necessárias no ato da programação de férias. Entretanto, em caso de dúvida, poderá consultar a Superintendência de Gestão de Pessoas, preferencialmente pelo e-mail ferias@unilab.edu.br.
8 – Quem são os responsáveis pelas orientações, organização e encaminhamento dos Planos Individuais de Trabalho e Relatórios dos Planos Individuais de Trabalho Docente?
A Comissão de Avaliação do Regime de Trabalho criada pelo Instituto, composta por, no mínimo, seis docentes ligados a este, conforme as orientações da Resolução Complementar CONSEPE/UNILAB nº 2/2021.
9 – Qual é o procedimento para as microunidades e órgãos complementares do Instituto solicitarem material de expediente?
A unidade solicitante elabora uma lista detalhada, inclusive com a especificação da quantidade, e a encaminha, por e-mail, ao Serviço Administrativo do Instituto (secretariaidr@unilab.edu.br).
10 – Qual é o procedimento para solicitar transferência de material laboratorial?
O Requerente deve preencher o formulário de solicitação de material de laboratório.
Recebido o formulário, o Serviço Acadêmico-IDR (SEACAD-IDR) iniciará um processo no SEI formalizando via Despacho a solicitação.
Em seguida, comunicará aos interessados se a transferência de material será atendida ou não.
11 – Quais são os procedimentos para agendar aulas práticas ou atividades nos laboratórios?
O solicitante deverá entrar em contato com o técnico responsável pelo laboratório formalizando seu agendamento por email (laboratorioidr@unilab.edu.br), com antecedência de 7 dias;
Deve especificar o laboratório, a finalidade, a data, o horário, os materiais necessários (vidrarias, reagentes e equipamentos) e se existe a necessidade de acompanhamento técnico.
Recebido requerimento, o responsável verificará a disponibilidade para atender a demanda.
12 – Como solicitar material de limpeza para os laboratórios?
O solicitante deverá formalizar seu pedido por email (laboratorioidr@unilab.edu.br).
Deverá mencionar quais produtos, quantidades e o local de destino.
Recebido o pedido, o técnico responsável certificará a possibilidade de atender ou não a solicitação.
Em caso de não atendimento, dependerá da disponibilidade da CSO (Coordenação de Serviços Operacionais).
13 – Como solicitar materiais para aulas ou pesquisa?
O solicitante deverá entrar em contato com o técnico responsável pelo laboratório formalizando seu agendamento por email:laboratorioidr@unilab.edu.br com atencedência de 2 dias;
Deve especificar a finalidade, a data, o horário, materiais necessários (vidrarias, reagentes e equipamentos) e se existe a necessidade de acompanhamento técnico.
Recebido requerimento, o responsável verificará a disponibilidade e atenderá ou não a demanda.
14 – Como solicitar reagentes químicos para aulas ou pesquisa?
As solicitações de retirada de reagentes químicos deverão ser realizadas exclusivamente por meio do novo sistema eletrônico disponível no endereço: https://reagentes.unilab.edu.br.
Embora o sistema ainda esteja em fase de testes, ele já está operante e pode ser utilizado normalmente para atender à sua demanda. Para acessá-lo, basta entrar com o seu login e senha do SIGAA.
No caso de reagentes controlados, é necessário o preenchimento e envio, via SEI, ao AMOX-ICEN do processo Solicitação de Produtos Químicos Controlados (PQC) e anexar os seguintes documentos:
*Despacho para Uso de Produtos Químicos Controlados
*Requisição de Uso de Reagentes Químicos
Após o envio dos documentos, basta inserir o número do processo SEI correspondente no campo indicado no formulário do sistema de reagentes. Dessa forma, sua solicitação será processada e atendida em breve.
Reforço que somente servidores da UNILAB podem realizar solicitações de reagentes químicos e que a retirada deles ocorre mediante agendamento prévio.
Página atualizada em 25/07/2025