[VII Semuni] Palestra do ICS destacou os limites entre saúde, problemas e transtorno mental sofridos pelos estudantes na Pandemia do Covid-19

Data de publicação  17/06/2021, 12:25

Na manhã desta quinta-feira (17), durante a programação da VII Semana Universitária da Unilab (Semuni), a equipe do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) coordenou a palestra “Sofrimento psíquico em estudantes universitários na Pandemia de Covid-19”, com a participação do enfermeiro, doutor em enfermagem e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMG), Helder de Pádua Lima e moderação da professora do ICS, Eysler Brasil.

Helder de Pádua, trouxe as situações e experiências disponíveis em seus estudos, orientados em três momentos: o estudante universitário como sujeito; a vivência do universitário na pandemia e a interface com o sofrimento psíquico e as direções para possíveis intervenções que poderiam contribuir para o bem estar dos estudantes e para estimular vivências mais positivas no ambiente educacional.

Além das ações e interações acadêmicas e de práticas desempenhadas cotidianamente pelos estudantes, “esses estudantes estão o tempo todo vivenciando alguns fatores que são sociais, econômicos e pessoais que podem se somar a esses da própria universidade e podem contribuir e repercutir na saúde tanto física, como mental deles”, explica o enfermeiro e professor da UFMS.

Outros destaques na palestra focaram nos limites entre saúde, problemas e transtorno mental sofridos pelos estudantes. Além disso, estratégias de cuidado, promoção de saúde mental e prevenção de transtornos mentais serão apresentadas.

Programação de hoje (quinta-feira, 17)

Durante todo o dia teremos as atividades de mesa-redonda coordenada pelo Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras da Unilab (PETHL), com a temática “Experiências e realidades de jovens mulheres negras, estudantes da Unilab, em contexto pandêmico”, a mesa-redonda sobe “Violências contra as mulheres, dificuldades econômicas e resistências em tempos de pandemia”.

A tarde teremos os minicursos sobre: “Introdução à Análise de Séries Temporais”; “Ensino de Matemática: Como agregar ferramentas de Realidade Aumentada às aulas de Geometria Euclidiana do Ensino Médio?” e “Curso Arte Contemporânea da África”. A roda de conversa sobre “Educação Infantil em tempo de pandemia”, além da palestra com o tema: “Lista de verificação de Segurança Cirúrgica: desafios e possibilidades durante a pandemia” e fechando com a atividade cultural “Exposição Virtual – Retratos Santomenses”.

Mesa-redonda coordenada pela PETHL sobre “Experiências e realidades de jovens mulheres negras, estudantes da Unilab, em contexto pandêmico”

Confira o cronograma de todos os eventos. Participe preenchendo o Formulário Eletrônico.

Confira toda a programação da VII Semuni que está sendo transmitida pelos canais da Unilab (Youtube Oficial da Unilab e do canal Youtube da Semana Universitária).

Ao longo da sexta-feira (18), a programação traz em destaque, no período da tarde, a partir das 13h30, a V Mostra da Vida Estudantil, coordenada pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae). Além dos minicursos promovidos por diversas áreas de atuação na Unilab, sobre: “Um breve ensaio sobre Química Computacional”; “Usando a correlação para análise estatística em pesquisas em saúde” e “III Minicurso de Manejo de Animais de Laboratório” e roda de conversa sobre “Cine Pedagogia: Um Olhar para o Cinema Contemporâneo Afro-brasileiro”, entre outros.

VII Semuni – Inscrições

Siga as orientações do Formulário Eletrônico, mas antes, para não perder nenhuma atividade e realizar suas inscrições de forma mais eficiente, orienta-se que acesse antes o cronograma de todos os eventos. Observe o dia, horário e o link da sala que está disposto na última coluna de cada atividade.

Confira o Mapa de apresentações dos trabalhos.

Matéria relacionada: VII Semuni mostra a importância das parcerias, adaptações no uso das tecnologias e engajamentos que dinamizaram as universidades na Pandemia

CONTEÚDO RELACIONADO