Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2021) abre inscrições até 08 de agosto

Data de publicação  27/07/2021, 11:47

Com a orientação da Coordenação de Projetos e Acompanhamento Curricular da Pró-Reitoria de Graduação (CPAC/Prograd/Unilab), os estudantes dos campi do Ceará e da Bahia já podem se inscrever na edição 2021 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2021), conforme diretrizes, procedimentos e prazos do Edital nº 36/2021.

Conforme o edital, nesta edição, devido a emergência em saúde pública em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19), haverá procedimentos específicos para aplicação desta edição do Enade 2021. As provas do Enade serão aplicadas por Instituição Aplicadora contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (Mec), no dia 14 de Novembro, das 13h30 às 17h30. A aplicação seguirá o horário de Brasília-DF, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h.

Inscrições

No período de 19 de julho a 08 de agosto de 2021, os estudantes ingressantes e concluintes habilitados da Unilab – em destaque os concluintes de 2020.2 e 2021.1 que estarão aptos ao exame nacional. A fase atual é de inscrição pelos Coordenadores.

As ações de estudantes, coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais deverão ocorrer em ambiente de acesso restrito no Sistema Enade, por meio de autenticação, com o uso de login e senha pessoal e intransferível.

Os interessados precisam ficar atentos às datas, busquem suas Coordenações em caso de dúvidas.

Nesta edição, conforme Portaria nº 494/2021 – MEC/ABMES, o Enade será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às áreas de avaliação (Licenciatura/Bacharelado):
I – áreas relativas ao grau de licenciatura:
Artes Visuais; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; e) Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Inglês; Letras – Português; Letras – Português e Espanhol; Letras – Português e Inglês; Matemática; Música; Pedagogia e Química;
II – áreas relativas ao grau de bacharel:
Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Design; Educação Física; Filosofia; Geografia; História; Química e Sistemas de Informação;

Confira o Guia com Orientações para Estudantes Inscritos – ENADE 2021.

Para Luis Ferreira, professor do IH/Unilab e coordenador de Projetos e Acompanhamento Curricular (Cpac/Prograd), o Enade serve como um instrumento de avaliação dos conhecimentos, habilidades e competências adquiridos ao longo da formação acadêmica, tanto para os estudantes-concluintes como para o próprio curso de graduação. Então, ao se dedicar a um bom desempenho na avaliação do Enade 2021 vai significar obter melhores condições de reconhecimento de seu curso no meio acadêmico e, principalmente, no mercado de trabalho que espera um egresso com qualificação muito satisfatória para o desempenho de suas atividades profissionais.

Sobre a  importância da participação dos estudantes da Unilab, Ferreira esclarece que, “a resposta dada ao questionário do estudante somada com a boa avaliação de desempenho no Enade 2021, serve para a elevação do conceito do seu curso de Graduação”.

“Esperamos que no Enade 2021, as Licenciaturas e os Bacharelados da Unilab possam mostrar para a sociedade que estamos no caminho certo na formação de professores/as e bacharéis que escolhem estudar numa universidade em que ensino, pesquisa e extensão respondem à qualidade do ensino na Educação Superior” – Luis Ferreira

Outras informações na página do Enade/Unilab e/ou com a CPAC, pelo email: (cpac@unilab.edu.br).

Enade 2021

A prova escrita do Enade/MEC, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros, é aplicada anualmente pelo Inep/MEC. A edição de 2020 foi adiada e será aplicada no dia 14 de Novembro de 2021, em virtude da Pandemia do Coronavírus (Covid19).

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Importância dos rendimentos

Com resultados dos indicadores de cursos de graduação e instituições expressos em conceitos de 1 a 5, a nota do Enade – avalia o rendimento dos concluintes, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Os resultados são fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior. O IDD – Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, indicador que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Para isso, considera os desempenhos no Enade e no Enem. Em linhas gerais, o IDD compara a nota do Enade com a nota do Enem para ver se houve ou não conhecimento agregado.

Matéria relacionada: Curso de Enfermagem da Unilab recebeu conceito 4,00 no Enade 2019

CONTEÚDO RELACIONADO