“Vulnerabilidade social no contexto da saúde nos países lusófonos” é tema do I Simpósio Internacional dos Países Lusófonos (Simpaluso) do Mestrado Acadêmico em Enfermagem (dias 7 e 8/12)
O Mestrado Acadêmico em Enfermagem (MAENF), vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) realiza o I Simpósio Internacional dos Países Lusófonos (Simpaluso), em parceria com a Universidade Lúrio (UniLúrio) – República de Moçambique, com palestrantes nacionais e internacionais, nos dias 7 e 8 de dezembro, no formato on-line.
A primeira edição do Simpaluso apresenta o tema central “Vulnerabilidade social no contexto da saúde nos países lusófonos” e tem o objetivo de ser um espaço para compartilhamento de conhecimentos, experiências e debates sobre o direito a saúde frente aos desafios apresentados pelas vulnerabilidades sociais.
O evento é destinado a estudantes em formação técnica, de cursos de graduação e pós-graduação, docentes e toda comunidade científica que possua interesse nas temáticas ofertadas pelo evento.
Entre os temas e abordagens estão: O direito à saúde da população vulnerável: realidade brasileira; Desafios atuais na abordagem do Autismo; População privada de liberdade: estratégias de promoção de saúde; Saúde dos povos indígenas: o desafio da formação e educação de trabalhadores para atuação em contextos interculturais, entre outros em destaque. Confira a Programação!
Inscrições
No período de 14 a 30 de novembro, diretamente no site do evento (Isimpaluso). O evento gratuito é direcionada aos docentes, profissionais da área, estudantes de graduação e pós-graduação e do ensino técnico.
Sobre o MAENF
A área de concentração do MAENF-UNILAB é designada Saúde e Enfermagem no cenário dos países lusófonos. O curso tem como missão a formação de enfermeiros capacitados a desenvolverem atividades de ensino e pesquisa na área da Saúde e Enfermagem. O enfoque do curso está voltado à produção de conhecimento sobre práticas de saúde e o cuidado de enfermagem com diferentes grupos (indivíduos, famílias e comunidades), considerando o contexto epidemiológico, social, sanitário e de saúde presentes nos países lusófonos.
Para atender à missão, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PPGE/Unilab) tem como objetivo geral: produzir conhecimentos inovadores e socialmente relevantes na área de Saúde e Enfermagem no cenário dos países lusófonos, respeitando o rigor científico e os aspectos éticos da pesquisa.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Unilab tem projetos de pesquisa aprovados em Edital da Capes de mobilidade acadêmica beneficiando 112 estudantes (período 2024-2027)
- Encerramento do curso de extensão do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem trouxe as abordagens em simulação clínica e vivência de pesquisa na França
- Até domingo (26), inscrições para 09 vagas remanescentes no Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Unilab
- Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Maenf/Unilab) realizará o Encontro Pedagógico 2023 – dias 06, 10 e 11/03. Participe!
- Acompanhe as informações da seleção do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Unilab (Ingresso em 2023)