Docente da Unilab lança dia 16/06 e-book, organizado em parceria com professores das universidades de Santiago e Nova de Lisboa

Data de publicação  12/06/2023, 09:07
Postagem Atualizada há 10 meses

Será lançado nesta sexta-feira (16/06), às 13h, (15h, horário de Praia / 17h, horário de Lisboa) o e-book intitulado O cabo-verdiano e o português em convivência: descrição, ensino, literatura e cultura, obra que é resultado de parcerias entre o professor da Unilab Alexandre António Timbane e os docentes Luís Filipe Martins Rodrigues (Universidade de Santiago) e Hilarino Carlos Rodrigues da Luz (Universidade Nova de Lisboa). O livro reúne trabalhos de investigadores que se dedicam ao estudo de Cabo Verde, buscando contribuir para o avanço da ciência e da partilha dos saberes.

O evento de lançamento será virtual, aberto ao público, com transmissão por meio de sala virtual na plataforma Zoom. Os interessados em participar no evento devem realizar inscrição, que é gratuita, por meio de preenchimento e envio de formulário eletrônico que encontra-se neste link.

Livro
A obra é composta por treze capítulos: os primeiros quatro textos abordam as políticas e a descrição linguística do português e do kabuverdianu, segundo a linguagem da terra; do quinto ao nono capítulo, discute-se a didática e o ensino das línguas; e, por fim, os quatro últimos capítulos analisam temas da literatura e da cultura cabo-verdiana.

O prefácio do livro é escrito pela professora de Língua Portuguesa Amália Melo Lopes, da Cátedra Eugénio Tavares (Universidade de Cabo Verde), de Cabo Verde.

Parcerias
O professor da Unilab/campus dos Malês Alexandre António Timbane destaca que o livro O cabo-verdiano e o português em convivência: descrição, ensino, literatura e cultura nasce a partir de um trabalho de parcerias acadêmicas internacionais, para o desenvolvimento da ciência.

“As parceiras científicas entre investigadores e professores de diversas instituições de ensino superior são salutares porque criam interação, buscam a partilha de conhecimentos, de metodologias de pesquisa e de ensino, o que engradece e aumenta os conhecimentos entre os participantes”, afirma Timbane.

CONTEÚDO RELACIONADO