Noite Cultural da Unilab com o Coral Afro-Brasileiro Ilu-Ayê e convidados foi adiada e acontecerá em nova data
A Noite Cultural da Unilab com o Coral Afro-Brasileiro Ilu-Ayê e convidados, que aconteceria no dia 15/07, foi adiado para uma nova data ainda a definir. O evento acontecerá na Praça do Obelisco, em Redenção/CE.
Uma palhinha do grupo? Siga o Instagram do coral!
Após todo o trabalho, desde março desse ano, será a primeira apresentação do Coral, para os municípios do entorno da Unilab. O evento tem a parceria da Secretaria da Cultura de Redenção e a Pró-Reitoria e Extensão, Arte e Cultura (Proex). O coral está sob o acompanhamento técnico-musical da professora Maria Juliana, do curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a organização administrativa da psicóloga e professora do curso de Pedagogia, vinculado ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab).
Segundo a coordenadora do projeto de extensão Clínica da Saudade da Unilab, no qual o coral faz parte, Fátima Bertini, será um evento que terá expressividade.
O evento contará com a participação da Banda Vozes D’África e do Grupo Tresillo, que cantará as músicas: Afrodiaspórica, indígena, além de canções sobre o sertão nordestino.
Sobre o Coral Afro-Brasileiro Ilu-Ayê
O Coral Afro-Brasileiro Ilu-Ayê constitui um grupo artístico – musical, coordenado pela professora Fátima Bertini (Unilab) e acompanhamento técnico-musical da professora Maria Juliana (UFC).
Ilu-Ayê quer dizer, no idioma nagô, Terra da Vida. Este projeto tem como objetivo realizar um trabalho artístico musical de canto coletivo, que promova uma potente conexão afetiva, o qual possa ser um espaço de intercâmbio cultural e de integração entre a complexidade musical das várias expressões culturais das etnias africanas e da musicalidade brasileira, principalmente nos contextos culturais indígenas e quilombolas.
A ideia do Coral veio da sugestão do estudante Gabriel Farias, bolsista do Projeto no período letivo de 2022.2, compreendido na primeira parte do semestre de 2023. Aceitando a sugestão e a partir do entendimento de que o canto coletivo proporcionaria um espaço afetivo de difusão cultural, no qual haveria a troca de experiências musicais, sendo um espaço de integração e de socialização para uma maior qualidade de vida estudantil e comunitária, o Projeto de Extensão Clínica da Saudade produziu os caminhos para a construção do Coral Afro-Brasileiro Ilu-Ayê e a busca de parceria.
Assim, o Coral iniciou sua história em março de 2023 na Unilab e há, desde então, o acompanhamento técnico-musical da profª. Maria Juliana do curso de Música da UFC e a organização administrativa da profª. Fátima Bertini da Unilab. A partir de julho deste ano, o Coral Afro-Brasileiro Ilu-Ayê é objeto de execução do Acordo de Cooperação Técnica Unilab/UFC.
Para obter outras informações, entre em contato com a organização: clinicadasaudade@gmail.com / @clinicadasaudade
CONTEÚDO RELACIONADO
- Projeto de extensão Clínica da Saudade abre inscrições para Grupo de Escuta Psicológica Interafetos
- Unilab colabora com as ações para a Década dos Oceanos em Jericoacoara/CE
- “A coisa mais importante que podemos fazer com a vida é vivê-la” é tema da 4ª Roda de Afetos (Clínica da Saudade), que será dia 22/06, às 15h30
- Coral Afro-Brasileiro Odara Brasil Ilu-Ayê está com inscrições abertas
- Grupo de Estudos Nervuras, do projeto de extensão Clínica da Saudade, realiza encontros quinzenais a partir de 18/04