Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Ação de Saúde Preventiva da Unilab promoveu acolhimento, trouxe mais informações às comunidades e derrubou as barreiras na prevenção e diagnóstico das doenças

Data de publicação  21/08/2023, 23:43
Postagem Atualizada há 8 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

Na última quarta-feira (16), durante a programação do XX Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), ocorrido no Centro Cultural Carolina Maria de Jesus – administrado pela Coordenação de Arte e Cultura (Coac/Proex), no Campus das Auroras, em Redenção/CE, foram realizadas diversas atividades, na área da saúde, destinadas aos públicos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e convidados.

O dia da Ação de Saúde Preventiva foi promovido pelo Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais/ICS), com apoio da Divisão de Assistência à Saúde do Estudante (Diase/Propae) e parceria do Hospital São José (HSJ), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), da equipe da Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados (Acephet), da enfermeira do Ambulatório de Hepatites Virais do Hospital São José, Lívia Parente Maia, das médicas ginecologistas da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC), além da participação das ligas acadêmicas: da Unilab (Liga Acadêmica de Análises Clínicas e Toxicológicas – Lactox), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade de Fortaleza (Unifor) e Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade Estácio, como também das equipes das secretarias municipais de Acarape e Redenção, do Ceará.

Profissionais técnicos, médicos e acadêmicos (ligas) – envolvidos nas atividades da Ação de Saúde Preventiva

A equipe eclética do HSJ, cerca de 30 pessoas, esteve presente: profissionais, acadêmicos de medicina, de enfermagem, de nutrição, os residentes do programa de Residência Multiprofissional do HSJ e profissionais que já trabalham com os serviços.

Entre profissionais médicos, técnicos e acadêmicos da saúde, a Liga Acadêmica de Análises Clínicas e Toxicológicas (Lactox) da Unilab trouxe cerca de 10 estudantes dos cursos de Química, Biologia e Farmácia. Para Luiz Vitor, estudante do curso de Farmácia da Unilab e presidente da Lactox, a participação no evento é uma forma de por em prática tudo o que estão aplicando na Liga. “É uma forma de terem uma interação com o público/paciente. Ter uma troca de experiência com as outras ligas e profissionais do HSJ”. Como exemplo de prática, Luiz afirmou que foi a primeira vez que os acadêmicos da Lactox realizaram na prática os testes rápidos com Hepatites, HIV e outras.

Dando início às atividades, a Coordenação de Arte e Cultura (Coac/Proex), sob a responsabilidade de Nixon Araújo, promoveu as apresentações artísticas e musicais, como: Coral Afro-brasileiro Ilu-Ayê – do projeto de extensão “Clínica da Saudade”, coordenado pela  psicóloga e professora do Instituto de Humanidades (IH), Fátima Bertini.

“O Centro Cultural Carolina Maria de Jesus da Unilab é o lugar da democracia, da arte, da cultura e da presença dos estudantes. É muito importante para toda a universidade, para todos os setores. Ele entre em parceria em vários âmbitos da instituição. Como neste momento da acolhida de novos estudantes no Samba, para apresentar nossos serviços” – Nixon de Araújo, coordenador da Coac/Proex

Segundo a enfermeira do Cais/ICS, Isadora Marques, este evento teve como foco a campanha nacional do Ministério da Saúde – “Julho Amarelo”, que neste ano é dedicada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das hepatites virais, além da prevenção de outros agravos durante todo o ano, tendo como slogan “De Julho a Julho Amarelo. A cura começa com o teste!”.

“A ideia partiu da equipe do HSJ querendo fazer esta ação de educação e saúde junto à Unilab, com realização de testagem rápidas e gratuitas para promover o rastreamento precoce das hepatites virais e a prevenção de outros agravos, como: Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis, apresentando os resultados de forma rápida (em média de 30 minutos). Aproveitamos a ocasião da chegada de novos estudantes (nacionais e internacionais) do ano letivo (2023.1) e participação da comunidade do entorno. Espera-se atender cerca de 150 a 200 pessoas”, esclareceu Isadora.

Isadora Marques, enfermeira do Cais/ICS, realizando testagem rápida

Além das testagens, foram realizados os atendimentos oftalmológicos (optometrista), com parceria da Mary Ocularia,  verificação de sinais vitais, aferição de pressão e glicemia capilar, medidas dos perímetros corporais / avaliação antropométrica, vacinação (Hepatite B e Antitetânica – dT) e orientação de educação e saúde. Com participação das médicas da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac/UFC), houve atendimento ginecológico para prevenção de câncer, com atendimento agendado de 20 pacientes. Outro serviço à comunidade foi o sorteio de 20 cestas básicas.

Entre os participantes, a presença da diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e do Cais, Juliana Celestino e do Reitor da Unilab, Roque Albuquerque, que ressaltou a importância da ação, juntamente com os envolvidos nas parcerias, visando o atendimento qualificado aos públicos da Unilab (servidores, colaboradores e discentes (nacionais e internacionais), além do atendimento às comunidades do Maciço de Baturité realizado pelo trabalho das equipe do Cais/ICS.

A professora do ICS, Juliana Celestino, após agradecimentos aos parceiros do evento e reitoria da Unilab, destacou a importância das inúmeras ações realizadas pela equipe do Cais, já com 01 ano de atuação, além do agradecimento ao idealizador do equipamento e colaborador, professor Thiago Moura, atual pro-reitor de Graduação (Prograd/Unilab). “o Cais é o filho que peguei para criar e tenho muita responsabilidade para dar continuidade ao trabalho que ele vem desenvolvendo”.

Estamos muito felizes porque aqui (Cais) é um dos itens do tripé da universidade – extensão em ação. Agradecer ao HSJ e a todos os envolvidos. É uma maneira da universidade mostrar-se atuante e quem idealizou isso, realmente, estava pensando no que está acontecendo agora” – Roque Albuquerque, reitor da Unilab

Ações de saúde preventiva

A parceria da equipe do HSJ, ligas acadêmicas da UFC, Unifor, Catedral, Uece e Unilab, desenvolveram atividades relativas à campanha nacional “De Julho a Julho Amarelo”, com foco nas hepatites virais e a prevenção de outros agravos, com realização de testes rápidos para Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis, com testagem rápida e gratuita e apresentação dos resultados rápidos, em até 30 minutos.

Segundo a doutora Elodie Bomfim Hyppolito, médica gastroenterologista e hepatologista do Hospital São José (HSJ), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), dentro do projeto do Ambulatório de Medicina dos Viajantes, “a Unilab tem uma atenção especial do HSJ em relação as hepatites, a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, e outras. desde o começo houve um entendimento muito boa entre esses duas instituições. A ideia é que essa parceria (HSJ e Unilab) seja o embrião do laboratório de atenção às hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis“, esclareceu a Dra. Eloide.

Outro destaque de serviços médicos de atenção básica disponibilizado pelo HSJ, a Dra Elodie Bomfim trouxe a novidade da implementação na Unilab do serviço de teleconsulta – uma modalidade regulamentada da Telemedicina, visando a descentralização dos atendimentos as doenças em questão, com capacitação, a priori, da enfermeira do ICS/Unilab, Isadora Marques. Os atendimentos serão realizados juntamente com os profissionais do HSJ. “Acredito que em breve teremos outros médicos e uma equipe toda completa da Unilab. De certo que, é bem mais fácil os pacientes serem atendidos aqui na região do que se deslocarem para a capital. Desejamos ajudar a Unilab a se torne autônoma no atendimento dessas patologias. Sou fã dessa instituição. Quantas vezes vocês me chamarem, eu virei”, finalizou a Dra Hyppolito.

Dra Lívia Parente e Dra Elodie Hyppolito (equipe do HSJ) e Suzana Nascimento (Acephet)

Sobre o projeto de Teleconsulta, a enfermeira Lívia Parente esclareceu que tudo começou com um SIM, de interesse da prefeitura de São Gonçalo do Amarante (região metropolitana de Fortaleza/CE), firmando parceria com o HSJ para estimular so profissionais e fazer uma equipe. A assistente social de São Gonçalo realiza o serviço de teleconsulta e a aula em hepatites virais através da videoconferência pelo celular. Segundo ela, tudo começou com o projeto piloto para analisar a logística de aceitar e tentar replicar em outros locais. “Precisamos descomplicar! A consulta é feita com os profissionais e o usuário juntos. Tanto aprende o usuário, tanto interage o usuário, como o profissional”, explicou a Dra. Lívia Parente.

Para Suzana Nascimento, vice presidente e coordenadora de eventos da Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados (Acephet), a realização desse evento junto a Unilab acaba com uma barreira de “que só o pessoal do Ceará, ou da região que tem o privilégio de serem atendidos com esses serviços. O nosso trabalho não tem fronteiras. Estamos enriquecendo os estudantes internacionais com conhecimento, e nós estamos sendo enriquecidos com seus trabalhos, suas experiências, desejo de ter uma vida melhor, vindo de outro país”, afirmou Suzana.

Ações da Diase/Propae

A equipe da Divisão de Assistência à Saúde do Estudante (Diase), vinculada à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae/Unilab), promoveu duas atividades: a Sala das Sensações – Acolhimento, Bem-estar e Promoção à Saúde Estudantil e a Roda de Acolhimento.

Experiências para toda a vida

Juntos aos seus novos colegas da Unilab, a caloura do curso de Letras – Língua Portuguesa, Carine Evangelista participou das atividades promovidas pela equipe da Diase/Propae. “Foi incrível, a parte que eles deixam a gente confiar neles, quando vendam nossos olhos e deixam a gente sentir a textura nos pés e nas mãos. Um dos pontos mais importantes foi esse. De estarmos depositando nossa confiança neles. Eu acho que isso devemos levar nossa vida. Já que agora vou passar por vários sementes e anos na universidade. E com isso, eu posso ter a certeza que estou depositando minha confiança”.

Carine Evangelista, caloura do curso de Letras – Língua Portuguesa e colegas da Unilab

Sobre o futuro, Carine Evangelista, a futura professora, filha única e moradora de Pentecoste/CE, relata: “Estou aqui para realizar os meus sonhos e os sonhos de meus pais. A partir de agora, no meu futuro, eu vou dar algo melhor para eles é o que me faz estar aqui e faz ficar e ter toda essa expectativa que estou tendo hoje”

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO