Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab tem projetos de pesquisa aprovados em Edital da Capes de mobilidade acadêmica beneficiando 112 estudantes (período 2024-2027)

Data de publicação  22/05/2024, 12:36
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), teve aprovação de 02 projetos de pesquisa, no Edital 16/2023 – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. A iniciativa enviará estudantes da pós-graduação para as Repúblicas do Chile e de Portuguesa.

O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional, destina-se à formação e capacitação de estudantes autodeclarados: pretos, pardos, indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa no Brasil e no exterior, de excelência. Os projetos aprovados serão apoiados com o valor de 1,5 milhão.

Foi aprovado o projeto intitulado: “Conexões Interculturais e Saúde Universitária: avaliação de marcadores cardiometabólicos/ansiedade e sua correlação com determinantes sociais de saúde” submetida pela enfermeira, docente do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), coordenadora do Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Unilab e pesquisadora, Lívia Moreira Barros.

A pesquisa busca avaliar marcadores cardiometabólicos e ansiedade em estudantes universitários de diferentes etnias, correlacionando com determinantes sociais da saúde. O projeto tem parceria com a Universidad Católica del Maule na República del Chile, e promoverá a mobilidade acadêmica de 56 acadêmicos.

O outro projeto aprovado, foi submetido pela enfermeira, docente do ICS/Unilab, vice-coordenadora do Mestrado e Doutorado em Enfermagem/Unilab, doutora e mestre em Enfermagem e pesquisadora e Líder no Grupo de Pesquisa (CNPq), Paula Marciana Pinheiro de Oliveira, também vinculada ao PPGENF, intitulado “Pesquisa e desenvolvimento de produtos, equipamentos, serviços e métodos voltados para a promoção da autonomia das Pessoas com Deficiência e mobilidade reduzida“.

Dentre os objetivos do projeto busca-se a construção, validação e aplicação de instrumento/tecnologias assistivas em saúde para pessoas com deficiência. Em parceria com a  Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), será realizada mobilidade acadêmica de 56 acadêmicos para a República de Portugal.

Considera-se muito importante essa conquista que favorece a parceria com os países lusófonos e fortalece as ações de internacionalização da Universidade”, declarou a coordenadora de Pós-Graduação (Proppg), Anne Fayma Chaves 

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)

A área de concentração do Mestrado Acadêmico em Enfermagem (MAEnf/Unilab) é designada a Saúde e a Enfermagem no cenário dos países lusófonos. O curso busca a formação de enfermeiros capacitados a desenvolverem atividades de ensino e pesquisa na área da Saúde e Enfermagem. O enfoque do curso volta-se à produção de conhecimento sobre práticas de saúde e tecnologias do cuidado de enfermagem com diferentes grupos (indivíduos, famílias e comunidades), considerando o contexto epidemiológico, social, sanitário e de saúde presentes nos países lusófonos.

Outras informações consulte o site do MAENF, pelo telefone: (85) 3332-6189 ou e-mail: ppgenf@unilab.edu.br.

 

Categorias
Palavra-chave

CONTEÚDO RELACIONADO