Licenciatura em Sociologia
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
Denominação do Curso: Licenciatura em Sociologia
Duração do Curso:3 anos a 4,5 anos
Regime Letivo: Semestral
Turnos de Oferta: Noturno
Modalidade: Presencial
Carga Horária: 3.570 h/a
Título Acadêmico: Licenciada/o em Sociologia
O perfil do egresso também está em consonância com a Resolução CNE/CP/MEC Nº 2/2015, que afirmou a concepção de educação como processo emancipatório e permanente e o reconhecimento da especificidade do trabalho docente, que conduz à práxis como expressão da articulação entre teoria e prática. Nesse sentido, destaca a importância de se considerar, nos processos formativos e na própria atuação profissional, a realidade dos ambientes das instituições educativas da educação básica e em outros espaços educacionais, possibilitando as condições para o exercício do pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho coletivo e interdisciplinar, a criatividade, a inovação, a liderança. Nessa perspectiva, os perfis do egresso em sociologia devem contemplar as seguintes competências:
- Promoção da educação contextualizada e efetivação de práticas pedagógicas contextualizadas e comprometidas com os direitos humanos e com transformações sociais que promovam a justiça, a inclusão, a democracia, a interculturalidade e a redução de desigualdades educacionais e escolares;
- Ações que valorizem o trabalho coletivo, interdisciplinar e com intencionalidade pedagógica clara para o ensino e o processo de ensino aprendizagem;
- Formulação, execução gestão e avaliação de atividades e processos político institucionais e de ensino-aprendizagem em instituições de educação básica e em outros espaços educacionais, em diferentes escalas;
- Domínio de conteúdos sociológicos e pedagógicos, das diretrizes e currículos educacionais da educação básica;
- Apropriação e socialização de referenciais teóricos clássicos e contemporâneos e produção de conhecimento científico na área de sociologia;
- Articulação de conhecimentos pedagógicos, concepções e dinâmicas didático pedagógicas à prática e à experiência dos professores das escolas de educação básica, seus saberes sobre a escola e sobre a mediação didática dos conteúdos;
- Conhecimento multidimensional e integrado da realidade sócio-histórica dos países da comunidade de língua portuguesa;
- Domínio de conteúdos básicos das Ciências Sociais no Brasil e na CPLP, Identificando, analisando e comparando as diferentes teorias e metodologias das Ciências Sociais no Brasil e demais países de língua portuguesa;
- Domínio de conhecimentos teóricos e práticos – sociológicos, pedagógicos e de outros campos disciplinares – que permitam interlocuções entre teoria e prática, com a proposição de situações sociais e educativas pautadas na ação – reflexão – ação;
- Apropriação, elaboração e aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem, contemplando diferentes recursos e estratégias didático pedagógicas, a produção de materiais didáticos e a utilização de ferramentas multimídias no ambiente educacional.
Atas de 2020
Atas de 2021
- 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA
- 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA
- 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA
- 4ª REUNIÃO ORDINÁRIA
- 5ª REUNIÃO ORDINÁRIA
- 6ª REUNIÃO ORDINÁRIA
- 7ª REUNIÃO ORDINÁRIA
- 1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
- 2ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
- 3ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
- 4ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
- 5ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
Atas de 2022
- 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA
- 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA
- 4ª REUNIÃO ORDINÁRIA
- 5ª REUNIÃO ORDINÁRIA
- 7ª REUNIÃO ORDINÁRIA
- 1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
- 2ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
Atas de 2023
1º SEMESTRE
Filosofia da Ancestralidade e Educação
EMENTA: Conceitos essenciais à cosmovisão africana:corpo, mito, rito, tempo, ancestralidade. Relação comunitária. Importância do chão. Necessidade da diversidade e da alteridade. Religiosidade tradicional e sacralidade . Exu: para além do bem e do mal. Filosofia na perspectiva da cosmovisão africana. Ética e estética. Desdobramentos pedagógicos teórico-práticos. Laboratório de dispositivos de apreensão da filosofia da ancestralidade na educação.
Psicologia da educação, do desenvolvimento e da aprendizagem I
EMENTA: Principais correntes teóricas da psicologia do desenvolvimento (Henri Wallon, Jean Piaget e Vygotsky). Os estudos acerca do desenvolvimento das crianças africanas nas tarefas piagetianas – Teoria da Psicologia Genética de Jean Piaget. Psicologia e Diferença; Aspectos Psicossociais do Racismo; Identidade e diferença; branquitude e negritude. Aspectos psicossociais da violência de gênero, e contra a mulher. A psicologia do desenvolvimento sob diferentes enfoques teóricos centrados na infância, adolescência e vida adulta.
Teoria Sociológica I
EMENTA: Fundamentos de epistemologia das ciências sociais: objetividade do conhecimento sociológico e sociologia do conhecimento. A Sociologia, suas condições de emergência e o contexto histórico europeu: Modernidade, conservação e mudança. Sociologia clássica: Karl Marx e o materialismo histórico-dialético – capitalismo e classes sociais; ideologia e alienação; o fetiche da mercadoria. Émile Durkheim e o método funcionalista – fato social e representações coletivas; solidariedade mecânica e solidariedade orgânica; o normal e o patológico; anomia. Max Weber e o método compreensivo – explicação e compreensão; sentido, ação e relação social; ética religiosa e ação econômica; poder, autoridade e dominação; racionalização e secularização. Georg Simmel e a sociologia formal – conflito e laço social; o indivíduo e a cidade; o estrangeiro. Epistemologia das Ciências Sociais no Brasil e em África.
Sociologia Política
EMENTA: As ideias políticas no quadro da modernidade e as fundações do Estado moderno. Estado, poder e dominação. Estado e Nação. Estado e Capitalismo. Colonialismo e Imperialismo. Neocolonialismo. A teoria marxista do Estado. A teoria liberal do Estado. A teoria do Estado de Bem-Estar-Social. A racionalidade administrativa do Estado. Estado Ampliado. Estado, Ideologia e Lutas Políticas. Sociedade civil e Hegemonia. Teoria das Elites. Concepções teóricas sobre Partidos Políticos. Oligarquização dos Partidos Políticos. Democracia, Ditadura e Totalitarismo. Transições políticas. Estado em África. As funções e extensões do Estado na contemporaneidade. Guerra e terrorismo no contexto da democracia. Multiculturalismo e os novos movimentos sociais.
Sociologia da cultura e das práticas culturais
EMENTA: O conceito de cultura na sociologia clássica e contemporânea. Cultura, Mídia e Poder. Da privatização da cultura à democratização da cultura. Hibridismo, multiculturalismo, interculturalismo, transculturalismo e o reconhecimento da diferença.
2º SEMESTRE
Políticas Educacionais, curriculares e descolonização dos currículos
EMENTA: Estudos das políticas educacionais e curriculares dos países da integração na perspectiva de descolonização curricular e política: Diretrizes educacionais; projetos de educação e projetos pedagógicos; política, planejamento, financiamento e legislação; Políticas étnico-raciais e educação; Currículos; Teorias curriculares e sociedade; Currículo e relação de poder; políticas curriculares; descolonização do currículo; curriculares decoloniais. Laboratório de práticas curriculares decoloniais e diagnósticos sobre políticas educacionais nos países da integração. (12 h/a) laboratório de prática.
Sociologia da Educação I
EMENTA: Educação significado e importância do ponto de vista social e transmissão do conhecimento O processo socioeducativo e sua relação com as teorias sociológicas clássicas: o positivismo e a educação; a sociologia weberiana e a educação; e o marxismo e a educação. Olhares contemporâneos sobre a educação: educação e cultura; teoria crítica e a educação; a educação como reprodução.
Teoria Sociológica II
EMENTA: Estrutural-Funcionalismo de Talcott Parsons e Robert K. Merton. A Escola de Chicago. A Fenomenologia de Alfred Schutz. O Interacionismo Simbólico de Ervin Goffman. Abordagem dramatúrgica. Instituições Totais. Estigma. Desvio. Estabelecidos e Outsiders. Norbert Elias. Sociologia Processual e Histórica. Sociedade, indivíduo e figuração social. Processo civilizador e habitus. Teoria Crítica. A Escola de Frankfurt. Theodor Adorno. Max Horkheimer. Herbert Marcuse. Indústria cultural. Homem unidimensional. Razão instrumental. Jurgen Habermas. Ação comunicativa. Esfera pública. Teoria do Reconhecimento. Axel Honneth e Nancy Fraser. Teoria Feminista.
Metodologia da Pesquisa em Sociologia I
EMENTA: Senso comum e ruptura epistemológica. Relação entre teoria e a prática. A sociologia como ciência. Imaginação sociológica e a escolha de objetos de estudo. Produzindo recortes de pesquisa. A construção do objeto em sociologia. Encontrando autores e conceitos-chave. A construção do arquivo de pesquisa. Elaboração de um projeto de pesquisa em Ciências Sociais. Elementos constitutivos de um projeto: definição do tema, do problema, do objeto, do campo; problematização; definição da base teórica e conceitual; formulação de hipótese(s); justificativa; objetivos; metodologia; custos e orçamento; referências bibliográficas. Questões éticas na pesquisa social. Apresentação de um esboço de um projeto individual ou em grupo.
Estudos Africanos
EMENTA: A Invenção de um conhecimento sobre África. Extroversão. Colonialismo. Eurocentrismo. Neocolonialismo. O processo de “roedura” da África e a “Conferência de Berlim”. O Ato Colonial. As políticas de assimilação e de diferenciação social e racial: “civilizados” versus “primitivos”. O Estado colonial. As estruturas de poder e de dominação política. Crítica africana contra a hegemonia ocidental. Estudos Africanos até o início dos anos 1980.
3º SEMESTRE
Sociologia da Educação II
EMENTA: A análise sociológica da educação sobre os processos de ensino-aprendizagem: fracasso escolar. A escola como espaço social: contextos, agentes, conflitos, vínculos – questões de gênero, juventude, violências e racismos. A Sociologia na educação básica: aspectos históricos e legais. A relação Sociedade e Universidade no contexto brasileiro e dos países da lusofonia África.
Sociologia Africana I
EMENTA: Quadro histórico e sócio-político de movimentos de resistência em África. Questões teóricas e analíticas da Sociologia das Sociedades Africanas: Pan-Africanismo. Negritude. Socialismo Africano. A luta pela libertação nacional. Independência. Pós-Independência. Pós-colonialismo. A democratização. Novos atores sociais e políticos em África.
Teoria Sociológica III
EMENTA: Mudança social, indivíduo, poder e cultura na teoria social contemporânea. Pierre Bourdieu: Poder, estrutura, processo de produção simbólica e reprodução de poderes. A produção de capitais simbólicos. Cultura e política. Agentes sociais e estruturas sociais. A noção de `campo’ e habitus. Estado, força física e força simbólica. Michel Foucault: Ciência, saber e poder. Instituições sociais, disciplina, vigilância e poder. Sujeição, subjetividade e identidade. Biopolítica como dispositivo de segurança. O Estado e o aparecimento da população como problema político. Normalização e individualização. Anthony Giddens e a teoria da estruturação. Modernidade e pós-modernidade em Zygmunt Bauman. A sociologia das ausências e das emergências de Boaventura de Souza Santos. Saber, discurso e poder em África. A perspectiva pós-colonial.
Metodologia da Pesquisa em Sociologia II
EMENTA: A Pesquisa de Campo. Procedimento metodológico em Ciências sociais. Fontes e coleta de dados em Ciências Sociais. Métodos e técnicas de pesquisa em Ciências sociais. Tipos de pesquisa: pesquisa teórica; pesquisa de campo; pesquisa etnográfica; pesquisa ação; pesquisa documental; pesquisa experimental; pesquisa exploratória; pesquisa qualitativa; pesquisa quantitativa; pesquisa qualitativa; história oral; pesquisa pela internet. Técnicas de pesquisa: surveys, questionário, formulário, entrevista, observação participante e não participante, história de vida, amostragem, filmagem, gravação, uso de fotos. Interpretação e análise de dados em Ciência sociais. Divulgação de resultados. Questões éticas na pesquisa social. Recursos metodológicos básicos: a observação, o questionário e o diário de campo. Recursos metodológicos complexos: a entrevista semiestruturada, a história oral. Produções textuais da pesquisa: o relatório, o relato, a compilação de resultados.
Geopolítica do Poder
EMENTA: Geopolítica do Capitalismo. Hegemonia, Capitalismo e Territorialismo. Interações entre Estado e Mercado: a economia política mundial. Geopolítica das Nações e Internacionalização da Capital. Integração Regional e Cooperação Sul-Sul. Sistema Mundial e Divisão Internacional do Trabalho. Militarização dos Conflitos Internacionais e Exploração de Recursos Naturais. Estados, Nações e Nacionalismos. Império, Imperialismo, Subimperialismo e o Novo Imperialismo
4º SEMESTRE
Didática nos Países da Integração
EMENTA:Descolonização do ensino e da aprendizagem. Didática, ciências da educação, instrução e ensino. Identidade docente. Os processos de ensino e de aprendizagem e os desafios do cotidiano escolar e do ritual da aula nos países da integração. A docência e seus saberes especializados. Planejamento, execução e avaliação do processo de ensino e de aprendizagem. Transposição didática; (12 h/a ) de Laboratório em didática
Prática do ensino de sociologia
EMENTA: Práticas escolares de ensino de sociologia no Brasil e em África: experiências, desafios e perspectivas; a formação do professor de sociologia nos países de língua oficial portuguesa; metodologias de ensino; processos de ensino e aprendizagem de sociologia; conteúdos curriculares e produção de materiais didáticos; o licenciado em sociologia e sua atuação em outros espaços pedagógicos; sociologia do currículo; o ensino de sociologia no Brasil e em África; desigualdades escolares e a realidade educacional nos países lusófonos; a sociologia e a legislação educacional no Brasil e em África; ética e ensino de sociologia.
Sociologia Africana II
EMENTA: Conhecimento de africanos. Interpretações da sociologia e das sociedades africanas. Prática da sociologia africana. Conhecimento endógeno na produção sociológica africana. Interpretações sociológicas sobre modernidade, tradição e cosmopolitismo em África.
Pensamento Social Brasileiro
EMENTA: O Pensamento Social e a questão da identidade nacional na virada dos séculos XIX e XX. Positivismo e Evolucionismo. Determinismo racial e geográfico. Escola de Recife, Escola Bahiana e Escola Paulista. Pensamento Político Autoritário ou Conservador. Anos 1930: Identidade nacional e construção do Estado. Cultura e Mestiçagem. O Homem Cordial. O sentido da colonização. O pensamento social brasileiro a partir dos anos 1950. Mudança social. Classe social, capitalismo e Estado. Estamento burocrático. Revolução Burguesa. Teoria da Dependência. Populismo. Transição democrática. O Pensamento Social Brasileiro e a imaginação pós-colonial. Iberismo, Lusotropicalismo e Americanismo: revisões críticas.
Estágio Supervisionado I
EMENTA: Estudo de aspectos teórico-práticos de ensino de Sociologia na educação básica, com foco no Maciço de Baturité. Contato com teorias, saberes e práticas pedagógicas do ensino de Sociologia nas escolas de nível médio. Levantamento, sistematização e análise de dados acerca das práticas de ensino de Sociologia no ensino médio. Sociologia e educação formal, não formal e informal. Contato com teorias, saberes e práticas educacionais em órgãos, centros, fundações, institutos, laboratórios, entidades e movimentos sociais. Articulação entre educação, pesquisa e ensino. Levantamento, sistematização e análise de dados acerca das práticas educacionais de caráter formal, informal e não formal. Elaboração de relatório de estágio supervisionado I.
5º SEMESTRE
Movimentos sociais e Educação
EMENTA: Teorias e trajetórias dos movimentos sociais. Movimentos sociais e educação popular. Educação formal, informal e não formal. Experiências, estratégias e processos educativos nos movimentos sociais. Democracia e poder popular. Movimentos sociais, planejamento, gestão, sistemas e políticas públicas. Movimentos sociais, educação popular e educadores sociais. Movimentos sociais, educação popular, escola e formação de professores. Movimentos sociais e educação no Brasil, África e Timor Leste.
Sociologia do desenvolvimento
EMENTA: Conceitos básicos relacionados ao desenvolvimento: evolução, progresso e mudança social. As concepções de desenvolvimento e subdesenvolvimento. A modernização das áreas colonizadas do novo mundo e o processo de desenvolvimento dos países do “terceiro mundo”. Ruptura do sistema escravocrata e a formação do nacionalismo na América Latina. Desenvolvimento e modernização no Brasil: A crise econômica e a crise política de 1929-30. O debate sobre a intervenção do Estado no desenvolvimento. O nacional desenvolvimentismo no Brasil. A teoria de dependência. Crescimento e pobreza: modernização do estado, urbanização e industrialização. Reforma do Estado e Gerencialismo Neoliberal. A teoria do desenvolvimento desigual e combinado. Disparidades regionais e a ocupação predatória da ‘fronteira’. Meio ambiente, a questão ecológica e o desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento humano. Desenvolvimento local e globalização. Desenvolvimento nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Sociologia das relações étnico-raciais
EMENTA: Abordar os temas das relações étnicorraciais, raça, etnia racismo, preconceito racial, discriminação racial, miscigenação, igualdade racial, cotas e ações afirmativas, sociologia do negro, negritude, branquitude, levanto em conta os contextos históricos de emergência e transformação do pensamento social brasileiro, das ciências sociais e da sociedade brasileira.
Optativa
Estágio Supervisionado II
EMENTA: Estudo de aspectos teórico-práticos de ensino de Sociologia na rede de educação básica de ensino público, com foco no Maciço de Baturité. Produção de estratégias didáticas e de conteúdo que contribuirão com a prática docente do professor de Sociologia do ensino médio. Envolvimento com os profissionais de educação para a compreensão analítica da prática pedagógica e análise crítico-reflexiva do material didático para o ensino de Sociologia no nível médio. Articulação entre educação, pesquisa e ensino. Acompanhamento de reuniões e de outras atividades de órgãos escolares, incluídos conselhos e demais instâncias de planejamento e gestão. Contato com teorias, saberes e práticas educacionais em órgãos, centros, fundações, institutos, laboratórios, entidades e movimentos sociais. Elaboração de relatório de estágio supervisionado II.
6º SEMESTRE
Libras
EMENTA: A Libras e sua história. A cultura da libras e a educação dos surdos. Parâmetros e traços linguísticos da Libras. Os sujeitos surdos, sua história, sua identidade e sua cultura. O Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Laboratório em língua de sinais.
Eletiva
EMENTA: Novas práticas historiográficas, novos métodos e objetos. Novas áreas interdisciplinares da investigação histórica. História e literatura. História e imagem. História e audiovisual. História e depoimentos orais. História e informática. Novos métodos e objetos para o ensino de História na escola básica. Atividades de extensão que possibilitem levar à comunidade capacitação para o uso de fontes.
Eletiva
Optativa
Estágio Supervisionado III
EMENTA: Estudo de aspectos teórico-práticos de ensino de Sociologia na rede de educação básica de ensino público. Envolvimento com o projeto pedagógico da escola. Acompanhamento de reuniões e de outras atividades de órgãos escolares, incluídos conselhos e demais instâncias de planejamento e gestão. Identificação, análise e desenvolvimento de estratégias didáticas e de aplicação de tecnologias de ensino de Sociologia no ensino médio. Construção de formas de avaliação. Regência da sala de aula. Articulação entre educação, pesquisa e ensino. Contato com teorias, saberes e práticas educacionais em órgãos, centros, fundações, institutos, laboratórios, entidades e movimentos sociais. Elaboração do relatório final do Estágio Curricular Supervisionado (Memorial de Licenciatura em Sociologia).
Componentes Curriculares fora da sala de aula
A Resolução Nº 14/2016 estabelece as normas gerais para a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso para graduação na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). No curso de Licenciatura em Sociologia da UNILAB, o Trabalho de Conclusão de Curso é componente curricular obrigatório, nos termos deste Projeto Pedagógico Curricular, das normas da Resolução Nº 14/2016 e das regras complementares constantes do Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso da Sociologia.8 A carga horária do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de sessenta horas-aula (60 h/a), sendo aceitas as seguintes modalidades na Sociologia: Artigo Científico; Livro ou Capítulo de Livro; Outras modalidades de produções científicas, artísticas e didáticas.
TCC I
TCC II
COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVAS
Sociologia da Arte e da Imagem
Sociedade e Meio Ambiente
Sociologia do trabalho
Sociologia das Instituições e do Poder
Políticas Educacionais
Sociologia e História
Sociologia do Nordeste Brasileiro
Sociologia das Religiões e Crenças
Sociologia da Violência
Estado e Comunicação Pública
Sociedade, Território e Mobilidade
Sociologia da Literatura
Sociologia do Desenvolvimento na África e América do Sul
Religiões Africanas e Afro-Brasileiras
Política, Educação e Interculturalidade
Sociologia da Arte Africana e AfroBrasileira
Educação, Gênero e Etnia
Estudos de Gênero
Sociologia da Diáspora e Migração
Sociologia do Negro Brasileiro
Sociologia das Sociedades Camponesas
Sociologia Econômica
Sociologia dos Estados Nacionais na África Pós-Colonial
Teoria Política
Teoria Crítica e Sociologia Contemporânea
Economia Política
Representação e Dominação – A construção do Colonizado e do colonizador na África
Pensamento Marxiano, Tradição Marxista e Contemporaneidade
Tópicos em Ciência Política
Sociologia da Comunicação
Cooperação internacional e desenvolvimento
Fundamentos da educação especial e inclusiva
- Colação de Grau Regular
- Colação de Grau Especial
- Solicitação de Regime Especial
- Solicitação da 2ª via do Diploma ou Certificado
- Solicitação de Trancamento de Curso Regular (conforme calendário acadêmico)
- Solicitação de Trancamento de Curso por motivo de Doença
- Solicitação de Trancamento de Curso por motivos diversos
- Solicitação de Cancelamento de curso
- Solicitação de Destrancamento/Descancelamento de curso
- Solicitação de Aproveitamento de Disciplinas
- Formulário de Cadastramento de Banca de TCC
- ANTONIO MARCOS DE SOUSA SILVA
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
((http://lattes.cnpq.br/1935901351108824 )
E-mail: marcos.silva@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
1- Sociologia da Violência e dos conflitos sociais;
2- Sociologia das prisões e dos sistemas prisionais;
3 – Sociologia das relações étnico- raciais;
4 – Sociologia da educação e da escola;
5 – Literatura e processos diaspóricos.
Obs:
1 – Trabalho com as intersecções metodológicas propiciadas pela sociologia e pela antropologia: pesquisa de campo a partir de etnografias e entrevistas e etc.
2 – Trabalhos que tratem de aspectos teóricos no campo dos estudos sobre literatura e diáspora.
- DANIELE ELLERY MOURÃO
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br/4454959507605797 )
E-mail: ellerymourão@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Processos diaspóricos (translocais e transnacionais) e a produção das diferenças: identitárias, étnico-raciais, de gênero, culturais e nacionais;
– Mobilidades e Interculturalidades – Fluxos Internacionais de estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) para o Brasil e Portugal;
– Imagens e narrativas etnográficas – histórias de vida individuais e coletivas;
– Produção de conhecimento em imagem, som e texto (filme etnográfico e documentário);
– Antropologia e Sociologia das Emoções;
– Sociologia Africana.
- EDUARDO GOMES MACHADO
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br/3977012652736750 )
E-mail: eduardomachado@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Movimentos sociais, ativismos sociais, ações coletivas, redes sociais;
– Sociologia do cotidiano, das práticas sociais e das experiências cotidianas;
– Sociologia pragmática;
– Sociologia urbana, cidades, urbano;
– Sociologia e educação; educação popular.
– Estado, sistemas públicos, planejamento, gestão e políticas públicas;
– Democracia e participação popular;
– Sociologia do trabalho.
- GLEDSON RIBEIRO DE OLIVEIRA
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br/2608365544013306 )
E-mail: gledson@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Artes visuais: fotografia, cinema, histórias em quadrinhos (banda desenhada);
– Política e Sociedade;
– Economia Política;
– História Econômica;
– Trabalho e Trabalhadores(as);
– Religiões e Crenças;
– Pensamento Social Brasileiro;
– História do Brasil Contemporâneo.
– História do Ceará;
– Ensino de Sociologia;
– Ensino de História.
- IGOR MONTEIRO SILVA
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br/5652807412703503 )
E-mail: igor.monteiro@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Sociologia das mobilidades;
– Sociologia do Turismo;
– Literatura de viagem;
– Sociologia Urbana;
– Performances Culturais.
- JANAINA CAMPOS LOBO
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br/5525620008649309 )
E-mail: janaina.lobo@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Gênero e Sexualidade (gênero, raça e etnia);
– Teorias da Interseccionalidade;
– Teorias Feministas no Brasil e em África;
– Teorias Queer;
– Etnicidade e Territorialidade (processos de auto-adscrição; processos de regularização territorial, políticas “locais” de gestão do território);
– Direitos Humanos e Gênero no contexto Lusófono;
– Estudos decoloniais latino-americanos;
– Comunidades quilombolas no Brasil e comunidades palenqueras na América Latina;
– Cartografia Social de povos e comunidades tradicionais
– Ecologia Política
- JOANA ELISA RÖWER
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br/8391891573944434 )
E-mail: joanarower@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Sociologia da Educação;
– Políticas Educacionais;
– Currículo (Teorias do currículo, Descolonização curricular, – Políticas curriculares, Reformas curriculares – Brasil e África lusófona);
– Ensino de Sociologia (Brasil e África lusófona);
– Metodologias de Ensino;
– Juventudes e educação;
– Formação de Professores de Sociologia;
– Pesquisa Auto(biográfica) em Educação.
- JOCENY DE DEUS PINHEIRO
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br/1961529091377253 )
E-mail: jocenypinheiro@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Antropologia da imagem e do som
– Sociologia rural
– Estudos multiespécies
Obs. tenho interesse em orientar trabalhos que resultem em documentários, filmes etnográficos, ensaios fotográficos e arquivos sonoros, sobre qualquer tema de pesquisa. Tenho também interesse em orientar pesquisas sobre práticas agrícolas, quintais produtivos, relações de humanos com solos, plantas, e animais não-humanos.
- LUCAS MARCELO TOMAZ DE SOUZA
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br/6161759843282082 )
E-mail: lucassouza@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Teoria Sociológica;
– Sociologia da Cultura;
– Sociologia da Arte;
– Música Popular;
– Indústria Cultural;
– Ensino de Sociologia;
– Trajetórias sociais, biografias e autobiografias.
- MARIA ALDA DE SOUSA ALVES
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br/4994561196031370 )
E-mail: aldasousa@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Culturas escolares, infâncias e juventudes;
– Protagonismo juvenil e ensino médio;
– Trajetórias de vida;
– Educação Inclusiva;
– Educação e Cultura;
– Políticas públicas de educação e juventudes;
– Metodologias ativas de ensino.
- MARIO HENRIQUE CASTRO BENEVIDES
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br/5674088914946175 )
E-mail: mario.castro@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Narrativas, imaginários e trajetória;
– Arte e comunicação;
– História e sociologia da Cidade;
– Teoria Política, com ênfase em pesquisas sobre Estado, política, representações sociais e desenvolvimento;
– Pensamento Social e Intelectuais nos espaços lusófonos;
– Sociologia da Literatura e Sociologia da comunicação.
- RICARDINO JACINTO DUMAS TEIXEIRA
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br/0911230975627279 )
E-mail: ricardino@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Sociologia política;
– Democracia;
– Sociedade civil e Estado;
– Movimentos sociais e processos de democratização;
– Sociedade civil e direitos humanos;
– Direitos políticos;
– Direitos raciais;
– Direitos étnicos;
– Direitos civis e ativismo;
– Estudos comparados.
- RICARDO CÉSAR CARVALHO NASCIMENTO
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br/2830701345342172 )
E-mail: ricardonascimento@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Antropologia do ritual e da performance;
– Religiões afro-brasileiras;
– Globalização e transnacionalismo;
– Práticas culturais afro-brasileiras (capoeira, samba, maracatu….);
– Cultura popular;
– Artes marciais africanas e afro-descendentes.
- RICARDO OSSAGÔ DE CARVALHO
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br/8419305642747772 )
E-mail: cienciapoliticahoje@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Democracia, teorias da democracia, democracia participativa, cidadania e participação política;
– Relações Internacionais contemporâneas (África e países em desenvolvimento), política externa, integração regional e política internacional;
– Forças Armadas, complexo regional de segurança nos países africanos e análises de políticas de defesa;
– Sociologia política das instituições;
– Estudos de gênero na política;
– Epistemologias do Sul;
– Administração pública, organizações governamentais, análise de Políticas públicas e estudos de governo;
– Partidos políticos e processos democráticos;
– Formação de Estados nacionais africanos e capacidade estatal(África-Brasil);
– Transição política, democratização, comportamento político e elites políticas;
– Políticas de cooperação e organizações internacionais;
- SEBASTIÃO ANDRÉ ALVES DE LIMA FILHO
Clique aqui para acessar seu Currículo Lattes
(http://lattes.cnpq.br/6758732326229187 )
E-mail: andrealvesdelima@unilab.edu.br
Linhas de Pesquisa
– Estado, Nação e Identidade Nacional;
– Estado, Poder e Políticas Públicas;
– Poder, Dominação e Colonialismo;
– Sociologia do Conhecimento;
– Violência e Conflitos Sociais;
– Democracia, Movimentos Sociais e Cidadania;
– Pensamento Social Brasileiro;
– Sociologia das Instituições Militares;
– Sociologia da Educação;
– Transformações Capitalistas e Estado;
– Memória e Imaginário Social;
– Guerra, Política e Práticas Sociais;
– Ciência, Tecnologia e Capitalismo;
– Sociologia Política;
– Forças Armadas e Defesa do Atlântico Sul – Brasil e África
– Estado, Nação e Forças Armadas nos Países Africanos;
– Relações Internacionais no Contexto da Globalização;
– Colonialismo e Neocolonialismo na América Latina e África;
– Oriente Médio e Conflitos Sociais, Políticos e Culturais;
– A Formação do Império Otomano – Religião, Identidade e Nação;
– Teoria das Relações Internacionais.
2023
Equipe da Coordenação do Curso de Licenciatura em Sociologia – Ceará
PROFA. DRA. JOANA ELISA RÖWER
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Sociologia
PROF. DR. LUCAS MARCELO TOMAZ DE SOUZA
Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Sociologia
JOHOONABIA DOS SANTOS SOUZA
Auxiliar de Apoio à Gestão
E-mail: sociologia@unilab.edu.br | Telefone: 3332-6185
Campus Palmares – Rodovia CE 060, Km 51, CEP: 62785-000, município de
Acarape, Ceará. Bloco II, I andar, sala 111.