Centro de Atenção Integral à Saúde da Unilab comemora a marca de 1400 atendimentos realizados junto às comunidades da região em 2022
O Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS/Unilab), comemora a marca de mais 1400 atendimentos realizados, desde sua inauguração oficial, em 23 de maio de 2022, em Redenção/CE.
Ao lado do Restaurante Universitário (RU), do Campus das Auroras, em Redenção/CE, o equipamento foi instalado para atender aos públicos: interno e externo, com serviços das especialidades dos docentes e técnico-administrativos da Unilab do Ceará, além de realizar, em parceria com a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), as perícias médicas, campanhas de saúde e atualização do calendário vacinal.
O Centro dispõe de ambulatório de feridas, ambulatório de educação sexual, ambulatório de nutrologia, ambulatório de farmácia clínica, ambulatório de odontologia, além do serviço de vacinação (prevenção e manutenção), conforme o Calendário de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil – sempre em parceria das Secretarias de Saúde de Acarape/CE e Redenção/CE, realizado na Sala de Imunização.
Com o tempo, novos serviços foram sendo disponibilizados, como: Ambulatório de Enfermagem de apoio à Amamentação; Sala de apoio à amamentação; Ambulatório de Saúde Cardiovascular (Enfermagem), Ambulatório de Enfermagem em Puericultura e os serviços de Auriculoterapia/Auriculoacumputura, dentro do ambulatório de farmácia clínica.
Monitor Cardíaco – Sala de Acolhimento Aferição de pressão arterial Sala de Imunização
Ambulatório de Saúde Cardiovascular (Enfermagem)
Para a enfermeira e professora do ICS, Rafaella Moreira, a “experiência de atendimento no ambulatório de saúde cardiovascular do CAIS tem sido muito exitosa. Temos alcançado excelentes resultados. Estamos felizes com o retorno dos pacientes e a mudança do seu estilo de vida com vistas à promoção da saúde cardiovascular”, realizando a prestação do serviço juntamente com mais quatro profissionais do instituto, responsáveis pelos atendimentos: Tahissa Cavalcante, Gilvan Felipe, Andressa Suelly e Huana Morais. Um dos cinco professores referidos é o responsável pelo atendimento que pode ter a presença de algum estudante das disciplinas do curso de Enfermagem, alunos de iniciação científica ou de extensão.
Segundo Rafaella, alguns alunos da disciplina de Semiologia em Enfermagem e do Internato tiveram a oportunidade de realizar o estágio das disciplinas no ambulatório, com o acompanhamento dos professores ministrantes das referidas disciplinas.
Atendimentos x Serviços
Sobre os atendimentos, têm ocorrido a cada 15 dias, abrangendo os servidores técnicos-administrativos, terceirizados, discentes da universidade e pacientes externos.
A consulta de enfermagem busca realizar a anamnese (entrevista) e do exame físico, com foco para identificação de fatores de risco cardiovasculares em pessoas saudáveis ou que já apresentem algum problema cardiovascular. Assim, fazemos a inferência de diagnósticos de enfermagem.
Foi colocado as metas e os resultados, desejando alcançar a minimização de algum problema identificado e/ou à promoção da saúde cardiovascular. Para o alcance dos resultados, foram traçadas intervenções de enfermagem, levando em consideração as condições e o estilo de vida de cada paciente. Os retornos foram marcados para o acompanhamento do paciente e a reavaliação do plano de cuidados prescrito em cada consulta. Sempre que necessário é feito o encaminhamento para os profissionais que atendem no CAIS e para os profissionais da rede das unidades primárias de saúde.
Orientações em saúde Equipamentos do Ambulatório de Feridas
Ambulatório de Nutrologia
Os estudantes unilabianos estão fazendo uso acadêmico dos serviços do CAIS/Unilab para capacitação e desenvolvimento profissional em cada área de interesse. Para Rita de Kassia Silva, estudante do 2º semestre do curso de Enfermagem (ICS/Unilab) e moradora de Redenção/CE, o Cais/Unilab é um grande avançado para a comunidade acadêmica e população em geral, a partir dele “temos acesso a consultórios de diferentes especialidades. Fui muito bem recepcionada, desde o acolhimento até a consulta com o nutrólogo, que fez orientação quanto aos cuidados quanto a alimentação e saúde“. Com a ajuda do Dr. Júlio e sua louvável determinação, Kassia declarou que conseguiu perder 30kg, melhorando sua qualidade.
Ambulatório de Feridas
O ambulatório de feridas tem sido uma oportunidade ímpar para os moradores da região do Maciço de Baturité na assistência especializada no cuidado de feridas. Em pouco tempo, a equipe do CAIS já conseguiu ter resultados expressivos, além de proporcionar a promoção da saúde e qualidade de vida. Estamos associando a pesquisa e a extensão nos atendimentos semanais e alcançando pacientes de diversos municípios.
Para o professor Dr. Thiago Moura (especialista em Enfermagem Dermatológica e Estomaterapia) e Diretor do ICS/Unilab, é “gratificante observar a evolução das lesões em pouco tempo e como os usuários são gratos por estarem recebendo uma atenção especializada, antes só disponível nos grandes centros. A incorporação de tecnologias como a laserterapia também vem auxiliando nesses resultados e mostrando a sua efetividade em diversas lesões“.
Com referência ao atendimento à comunidade externa, Dionizio Bezerra que é morador de Barra Nova – Redenção,/CE revelou que o CAIS foi uma novidade para ele, não sabendo que existiam os serviços restados pelo centro na região. Ele soube existia o serviço e que lhe passaram boas informações sobre o CAIS, resolvendo então conferir. “Achei que era algo mais simples, mas fiquei surpreso com o atendimento e por perceber que existem outros serviços aqui. Já estou sendo acompanhado desde outubro no ambulatório de feridas, foram realizadas 8 consultas, já observando uma boa evolução. Estou muito confiante com a melhora na minha saúde. Só tenho a agradecer“, declarou o trabalhador.
Fernando da Silva, morador de Guaiuba/CE, 74 anos – paciente de feridas que teve alta ambulatorial do CAIS/Unilab Josernandes Fonseca, morador de Mulumgú/CE, 47 anos – 1º paciente do Ambulatório de Feridas do CAIS/Unilab
+ 1400 atendimentos do CAIS/Unilab – Confira o quadro de atendimento:
Histórico
O Cais foi inaugurado em janeiro de 2021. Como órgão interno, começou a funcionar no começo do ano de 2022 como espaço de prática simulada para alunos dos cursos de Enfermagem e Farmácia da Unilab. O equipamento foi avaliado pela vigilância sanitária de Redenção e obteve a liberação do alvará de funcionamento como estabelecimento de saúde, ficando autorizado a atender ao público com a inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
Saúde Bucal Exame de Glicemia Profissionais e Estudantes da Unilab Orientações de Imunização Reunião entre a equipe do Cais e as prefeituras de Redenção e Acarape para pactuar parcerias para imunização. Campanha Vacinação – Covid19
CONTEÚDO RELACIONADO
- Instituto de Ciências da Saúde publica homologação de resultado final da seleção para professor substituto no setor de estudo: Semiologia/Introdução à Enfermagem/Bases teóricas em Enfermagem (Edital nº 24/24)
- Atuação internacional de profissional de Farmácia é tema de palestra virtual dia 18/01, às 9h30
- Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) divulga Resultado Final da seleção de bolsistas remunerados (Enfermagem e Farmárcia)
- Dia do cuidado com os olhos acontece dia 18/10, no Cais da Unilab, no campus das Auroras, em Redenção/CE
- Cais realiza evento sobre saúde mental no cotidiano universitário. Participe!