Bacharelado em Humanidades – BHU
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
Denominação do Curso: Bacharelado em Humanidades (BHU) – BI/LI
Duração do Curso: Mínima: 3 anos / Máxima: 4 anos
Regime Letivo: Semestral
Modalidade: Presencial
Turnos de Oferta: Noturno
Oferta Anual de Vagas: 320 vagas anuais
Carga Horária: 2.400 horas
Título Acadêmico: Bacharel em Humanidades
Espera-se, que os bacharéis e bacharelas formados no curso de Humanidades, manifestem as seguintes habilidades e competências:
- Consciência de seu papel como agente social, cidadão e profissional capaz de compreender e interpretar a realidade em que se insere, ao mesmo tempo em que domine as formas de produção e reconstrução do saber a respeito desse contexto sócio-cultural no qual está imerso;
- Compreensão de que as diversas visões de mundo correspondem não só a práticas sócio-culturais diversas, mas também a processos diversos de produção de saberes e práticas;
- Identificação de diferentes posições teóricas e metodológicas presentes nos conteúdos programáticos e na bibliografia do Curso de sua formação e que orientarão a elaboração de sua compreensão da cultura e da sociedade; Assim como, dos espaços africanos lusófonos e do Brasil no contexto das nações, compreendendo as injunções e os interesses que permeiam essas relações.
- Atuação em ambientes multiculturais e internacionais respondendo de forma profissional e acadêmica, criativamente as problemáticas sociais existentes.
- Capacidade de dominar parcialmente o processo de produção e divulgação do conhecimento das Ciências Humanas em diversas perspectivas e possibilidades;
- Conhecimento acerca dos principais fundamentos teórico-metodológicos que orientam as análises históricas, antropológicas, sociológicas, filosóficas, artísticas, políticas e pedagógicas;
- Capacidade de refletir sobre o conhecimento produzido, utilizando-se de metodologias e técnicas adequadas ao exercício das pesquisas humanísticas;
- Capacidade de atuar na defesa da melhoria da pesquisa social e da preservação dos elementos decisivos à formação da cultura e do espírito humano, assim como na conservação dos patrimônios históricos e artísticos nacionais e internacionais;
- Capacidade de pesquisar e intervir na realidade social e de instituições de pesquisa, museus, instituições de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, assim como arquivos públicos e privados.
- Conhecer os métodos e as técnicas de pesquisa que permitam a transformação do conhecimento científico em matéria de pesquisa para arquivos, museus e instituições, da rede pública e privada, voltadas para a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural;
- Ter capacidade de exercer o trabalho de bacharel em Humanidades, em todas as suas dimensões, o que inclui o conhecimento de princípios básicos do conhecimento humanístico e de práticas essenciais na produção e difusão desse conhecimento;
- Ter capacidade de integrar ou promover ações de intervenção comunitária desde instituições públicas, privadas e/ou não governamentais.
- Ter capacidade de compreender a diferença e respeitar a alteridade, assim como ter uma postura ética frente a preconceitos por motivos de raça, gênero, cultura, nacionalidade ou de qualquer outro tipo.
- Compreender o caráter interdisciplinar do conhecimento sobre a sociedade e a cultura.
- Dominar as concepções teórico-metodológicas basilares que fundamentam as Ciências Humanas e Artes;
- Reconhecer e problematizar as múltiplas experiências dos sujeitos sociais;
- Conhecer e compreender as relações de espaço-tempo no que diz respeito aos problemas das Humanidades;
- Desenvolver pesquisas, propiciando a produção e a difusão de conhecimento no âmbito da academia e em outras instituições de ensino, pesquisa e órgãos de preservação de acervos e do patrimônio histórico, artístico e cultural em sentido amplo;
- Habilidades para integrar equipes de trabalho multidisciplinares, multiculturais e internacionais;
- Habilidades para desenvolver soluções criativas para problemas sociais na sua área de inserção em contextos de alta conflitividade e historicamente marginalizados.
- Solicitação de Colação de Grau Regular
- Solicitação de Colação de Grau Especial
- Solicitação da 2ª via do Diploma de Graduação ou Alteração de Dados no Diploma
- Solicitação de 1ª Via de Diploma de Graduação
- Modelo de Procuração para Retirada de Diploma por Terceiros
- Modelo de Procuração para Colação de Grau
- Solicitação de Regime Especial/Prorrogação de Regime Especial
- Solicitação de Trancamento de Curso Especial
- Solicitação de Trancamento Total do Curso
- Solicitação de Aproveitamento de Disciplinas
- Solicitação de Segunda Chamada
- Solicitação de Revisão de Nota
- Cadastramento de Banca de TCC
ORIENTAÇÕES PARA EFETUAR AUTOCADASTRO NO SIGAA
ORIENTAÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO DE DADOS PESSOAIS EDITÁVEIS
ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR MATRÍCULA ONLINE
ORIENTAÇÕES PARA INCLUSÃO DE HORAS COMPLEMENTARES E DE EXTENSÃO
ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDO
ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE FREQUÊNCIA
ORIENTAÇÕES PARA CONSOLIDAÇÃO DE TCC E ESTÁGIO
CURSOS E MATERIAL DE APOIO – SEI
LINHA DE PESQUISA DOCENTE
CORPO DOCENTE
Prof. Dr. Adolfo Pereira de Souza Junior
Regime de trabalho: 40h/DE
Link Currículo Lattes
Prof. Dr. Antonio Vieira da Silva Filho
Regime de trabalho: 40h/DE
Link Currículo Lattes
Prof. Dr. Francisca Rosália Silva Menezes
Regime de trabalho: 40h/DE
Link Currículo Lattes
Prof. Dr. Francisco Vitor Macêdo Pereira
Regime de trabalho: 40h/DE
Link Currículo Lattes
Prof. Dr. Gisele Soares Gallicchio
Regime de trabalho: 40h/DE
Link Currículo Lattes
Prof. Dr. James Ferreira Moura Junior
Regime de trabalho: 40h/DE
Link Currículo Lattes
Profa. Dra. Jo A-mi Rodrigues da Silva Maia
Regime de trabalho: 40h/DE
Link Currículo Lattes
Prof. Dr. Jon Anderson Machado Cavalcante
Regime de trabalho: 40h/DE
Link Currículo Lattes
Prof. Dr. Leandro de Proença Lopes
Regime de trabalho: 40h/DE
Link Currículo Lattes
Prof. Luis Carlos Silva de Sousa
Regime de trabalho: 40h/DE
Link Currículo Lattes
Prof. Dr. Patrick de Oliveira Almeida
Regime de trabalho: 40h/DE
Link Currículo Lattes
Prof. Dr. Ruben Maciel Franklin
Regime de trabalho: 40h/DE
Link Currículo Lattes
COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM HUMANIDADES
- Leandro de Proença Lopes – Coordenador
- Ruben Maciel Franklin – Vice-Coordenador
- Francisca Rosalia Silva Meneses – Coordenadora de TCC
- Melícia da Silva Sá – Secretária
COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM HUMANIDADES
Membros natos (2 vagas)
- Leandro de Proença Lopes – Coordenador
- Ruben Maciel Franklin – Vice-coordenador
Docentes com códigos de vagas vinculados ao BHU (14 vagas)
- Adolfo Pereira de Souza Junior
- Antônio Vieira da Silva Filho
- Francisca Rosália Silva Menezes
- Francisco Vítor Macêdo Pereira
- Gisele Soares Gallicchio
- James Ferreira Moura Junior
- Jo A-mi
- Jon Anderson Machado Cavalcante
- Leandro de Proença Lopes
- Luís Carlos Silva de Sousa
- Patrick de Oliveira Almeida
- Ruben Maciel Franklin
Demais representação docente (11 vagas)
- Carolina Maria Costa Bernardo
- Eduardo Gomes Machado
- Jacqueline da Silva Costa
- Joana D’Arc de Sousa Lima
- Joanice Santos Conceição
- Marcos Vinícius Santos Dias Coelho
- Natalia Cabanillas
- Ricardo Ossagô de Carvalho
- Roberto Kennedy Gomes Franco
- Rosângela Ribeiro da Silva
- Segone Ndangalila Cossa
Sem representação estudantil
Sem representação servidores/servidoras técnico-administrativo
Perguntas Frequentes
1 – Como realizar o aproveitamento de disciplinas?
Para efetuar o aproveitamento de disciplinas, as/os estudantes devem seguir os seguintes passos:
- Acesse o formulário de Aproveitamento de Disciplinas disponível na página do curso em https://unilab.edu.br/curso-de-humanidades-2/, na seção “FORMULÁRIOS”;
- Preencher e assinar o formulário de Aproveitamento de Disciplinas devidamente, incluindo todas as informações necessárias;
- Enviar para o e-mail da Coordenação (coordbhu@unilab.edu.br) o formulário de Aproveitamento de Disciplinas, juntamente com seu histórico/certificado para comprovação da realização das disciplinas a serem aproveitadas
- Certifique-se de incluir todas as informações solicitadas e os documentos necessários para facilitar o processo de análise do aproveitamento de disciplinas. É importante frisar que as solicitações de aproveitamento de disciplinas passam por aprovação do colegiado do curso, conforme art. 64, inciso XIII, do Estatuto da Unilab.
2 – Qual o procedimento para o trancamento total do curso (Regular)?
- Quando o trancamento não tem um motivo maior, a/o estudante, de acordo com a data pré-estabelecida pelo calendário acadêmico, deverá seguir os seguintes passos:
- Preencher o respectivo formulário, disponível em https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/06/Formulario-Trancamento-de-Curso-regular-conforme-prazos-do-Calendario-Academico.pdf;
- Enviar e-mail à biblioteca e à PROPAE/NIDAE, solicitando os respectivos nada consta (e-mails: dsibiuni@unilab.edu.br e nidae@unilab.edu.br);
- Após isso, a/o estudante deverá encaminhar os três documentos escaneados e/ou printados para o e-mail da SECRAGI (secragi@unilab.edu.br), que procederá com o trancamento do curso.
3 – O que é o trancamento especial? Em quais casos se aplica?
O trancamento especial é a interrupção automática de todas as atividades acadêmicas, podendo acontecer a qualquer momento, não resultando na quebra do vínculo regular com a Universidade e não prejudicando o cálculo do Índice de Desenvolvimento Escolar (IDE). Será concedida em situações excepcionais, desde que devidamente comprovada. Alguns casos em que se pode aplicar o trancamento especial são:
- I Afastamento por motivo de saúde, mediante comprovação, por atestado médico, laudo ou outro documento que comprove a situação do interessado.
- II Afastamento para estudos no exterior, mediante comprovante de obtenção de bolsa de estudos ou de aceitação da instituição a que se destina pelo prazo máximo de três períodos letivos;
- III Afastamento do País, em serviço público da União, dos estados ou dos municípios, no máximo, por 4 semanas;
- IV Afastamento do Estado ou do País, de aluno servidor público, por necessidade imperiosa do serviço, pelo prazo que corresponda, no mínimo, a 25% do período letivo e, no máximo, a três períodos letivos, mediante apresentação de declaração do órgão empregador;
- V Afastamento para participação em programa governamental de mobilidade acadêmica, dentro ou fora do país, mediante solicitação formal, respeitado o limite de tempo previsto nos regulamentos específicos de cada programa;
- VI Afastamento para incorporação ao serviço militar obrigatório ou admissão em curso de preparação de Oficial da Reserva, pelo prazo em que perdurar a obrigação militar, respeitado o limite máximo de três períodos letivos.
4 – Qual o procedimento para solicitação de trancamento especial?
- Quando o trancamento se justifica por razões de maior relevância, o estudante deve seguir os seguintes passos:
Acessar o formulário de trancamento especial, disponível em https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/06/Formulario-Trancamento-Especial-Casos-diversos-Res.-CONSUNIUNILAB-n.o-30-2013.pdf; - Preencher o formulário de trancamento especial e assiná-lo;
- Digitalizar o formulário preenchido juntamente com o documento que comprove a necessidade do trancamento especial;
- Encaminhar o formulário junto com o documento que comprove a necessidade de trancamento especial digitalizados para o e-mail da SECRAGI (secragi@unilab.edu.br).
5 – Quantas vezes é possível trancar o curso?
Conforme Resolução CONSUNI/UNILAB 30/2013, art. 27, §2º, “O trancamento de curso será concedido no limite máximo de 03 (três) períodos letivos regulares, consecutivos ou não.”
6 – Qual o procedimento para retornar ao curso trancado?
Para retornar ao curso trancado, a/o estudante trancado deverá:
- Enviar e-mail para a SECRAGI (secragi@unilab.edu.br) solicitando seu destrancamento com as seguintes informações no corpo do texto: Nome completo, CPF, e curso a qual deseja retornar/destrancar;
- Feito isso, a/o estudante receberá a confirmação de recebimento do e-mail e posteriormente o comprovante de reativação do seu status para Ativo. Possibilitando sua matrícula online no prazo estabelecido no calendário acadêmico para o período letivo posterior ao seu retorno de trancamento.
7 – O que é o regime especial? Em quais casos se aplica?
- O regime especial é a modalidade de regime acadêmico que permite ao discente, em situação específica, acompanhar as atividades acadêmicas de forma remota. Esse tipo de regime é restrito para gestantes a partir do oitavo mês de gravidez e nos primeiros três meses após o nascimento da criança, assim como também para estudantes que tenham sido diagnosticados com uma doença que represente um risco para a própria vida ou para a comunidade acadêmica.
8 – Como solicitar regime especial?
Para cursar em regime especial a/o estudante deverá seguir os seguintes passos:
- Preencher e assinar o formulário de regime especial (https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/06/Formulario-de-Solicitacao-de-Regime-Especial.pdf)
- Após isso, deverá encaminhar o referido formulário junto com documento, ambos digitalizados, comprovando a necessidade de cursar em regime especial para o e-mail da SECRAGI (secragi@unilab.edu.br).
9 – Concluí o BHU, como faço para ingressar em uma das terminalidades?
- Para ingressar em uma das terminalidades a/o estudante precisa estar atento ao site da PROGRAD/UNILAB, onde é lançado os Editais para seleção de candidatas/os egressas/os do curso de humanidades nas terminalidades.
10 – Como realizar o trancamento de disciplinas?
- Durante o período estabelecido no calendário acadêmico, a/ estudante deve solicitar o trancamento de disciplinas através do portal da/o aluna/o no SIGAA. Feito isso, o coordenador do curso irá analisar o pedido de trancamento e seguir com o deferimento ou indeferimento do pedido.
11 – Quais os documentos necessários para solicitar colação de grau?
A/O estudante pode solicitar colação de grau regular (quando ocorrer dentro do período estabelecido pelo calendário acadêmico) ou colação de grau especial (em casos específicos). Os documentos necessários para a colação de grau são:
- Formulário de solicitação de colação de grau (regular ou especial), disponível no link (https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/06/Formulario-de-Solicitacao-de-Colacao-de-Grau-Regular.pdf);
- Cópia de documento de identidade (RG para brasileiros, RNM para estrangeiros);
- Cópia do certificado de conclusão do ensino médio (brasileiros) (equivalente para estrangeiros);
- Histórico com integralização de todas as disciplinas;
- Ata de defesa assinada;
- Declaração de quitação da Biblioteca Universitária – DSIBIUNI (Nada consta); Para a Declaração de Quitação, é necessário enviar um e-mail para biblioteca (bibliopalmares@unilab.edu.br) informando o nome completo e o CPF.
- Declaração de Depósito Legal para Artigos, Monografias, Dissertações e Teses, emitida pela Biblioteca.
- Para a Declaração de Depósito do TCC, segue o link com as orientações: http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2020/02/NORMAS-PARA-ENTREGA-DEP%C3%93 SITO-DE-TCC-DISSERTA%C3%87%C3%95ES-E-TESES.pdf
Para a colação de grau especial é necessário adicionar, além dos documentos supracitados, um documento que comprove a necessidade de colação de grau especial, se por:
- Nomeação em concurso público/(portaria de nomeação);
- Contratação e/ou promoção para cargos de nível superior /(documento do empregador atestando a contratação e/ou promoção);
- Aprovação em curso de Pós-Graduação/(lista de classificados/aprovados, calendário de matriculado);
- Transferência ex officio/ (documento de solicitação da transferência);
- Viagem ao exterior para estudos ou trabalho/(documento da instituição de ensino ou do empregador atestando a sua realização);
- Domicílio em outro estado/(comprovante de residência compatível com a solicitação);
- Outros (explicar o motivo e adicionar documento comprobatório)
12 – Para solicitar a revisão de nota de disciplinas?
- A/O estudante deve preencher o seguinte formulário: (https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/06/FORMULARIO-REVISAO-DE-NOTA.pdf), e em seguida enviar para coordenação do curso (coordbhu@unilab.edu.br).
Equipe da Coordenação do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades BHU – Ceará
LEANDRO DE PROENÇA LOPES
Coordenador do Curso do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades
RUBEN MACIEL FRANKLIN
Vice-Coordenador do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades
FRANCISCA ROSALIA SILVA MENEZES
Coordenadora de TCC do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades
MELICIA DA SILVA SÁ
Assistente Administrativo do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades
E-mail da Coordenação: coordbhu@unilab.edu.br | E-mail da Coordenação de TCC: coordenacaotccbhu@unilab.edu.br | Telefone: (85) 2222-0929 | Atendimento Presencial: 13h às 20h
Endereço: Sala nº 111, I andar do Bloco II do Campus Palmares – Rodovia CE 060, Km 51, CEP: 62785-000, município de Acarape, Ceará.